UMA ANÁLISE PLURIMODAL DO CONHECIMENTO A PARTIR DO PENSAMENTO DELEUZIANO: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35132Palavras-chave:
Ensino, . Desterritorialização, Filosofia Plurimodal, Rizoma, TerritórioResumo
O presente artigo analisa possibilidades do fazer filosófico no Ensino Médio, problematizando as experiências singulares dos indivíduos e fugindo de certezas definitivas no âmbito da filosofia. O artigo apresenta uma filosofia não mais como um desvelamento do ser, e sim, o modo pelo qual se explora os potenciais do sujeito na relação com o real, em vista de construir algo novo a partir das questões concretas de cada indivíduo. O que importa é, pois, o lugar de fala, uma geofilosofia, na qual estão presentes as crenças dos indivíduos, sua ideologia política, arte, religião etc. Para pensar esse fluxo de experiências, a figura do docente e discente são imprescindíveis, pois ambos são partícipes de um processo que possibilita a passagem das experiências pré-filosóficas para um saber consistente. Além disso, a preocupação é fazer uma análise aguçada de fenômenos que permitem vários olhares para uma mesma realidade, ou seja, é importante sempre perceber as zonas de fuga, pensando rizomaticamente a fim de que o conhecimento não permaneça estagnado.
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