UMA ANÁLISE PLURIMODAL DO CONHECIMENTO A PARTIR DO PENSAMENTO DELEUZIANO: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alessandro Rodrigues Pimenta
  • Edinho Benésio Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35132

Palavras-chave:

Ensino, . Desterritorialização, Filosofia Plurimodal, Rizoma, Território

Resumo

O presente artigo analisa possibilidades do fazer filosófico no Ensino Médio, problematizando as experiências singulares dos indivíduos e fugindo de certezas definitivas no âmbito da filosofia. O artigo apresenta uma filosofia não mais como um desvelamento do ser, e sim, o modo pelo qual se explora os potenciais do sujeito na relação com o real, em vista de construir algo novo a partir das questões concretas de cada indivíduo. O que importa é, pois, o lugar de fala, uma geofilosofia, na qual estão presentes as crenças dos indivíduos, sua ideologia política, arte, religião etc.  Para pensar esse fluxo de experiências, a figura do docente e discente são imprescindíveis, pois ambos são partícipes de um processo que possibilita a passagem das experiências pré-filosóficas para um saber consistente. Além disso, a preocupação é fazer uma análise aguçada de fenômenos que permitem vários olhares para uma mesma realidade, ou seja, é importante sempre perceber as zonas de fuga, pensando rizomaticamente a fim de que o conhecimento não permaneça estagnado.

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Biografia do Autor

Alessandro Rodrigues Pimenta

Pós-Doutorado em Filosofia pela UFRJ, sob supervisão do Prof. Dr. Filipe Ceppas, com cooperação acadêmica na Universidade de Évora. Doutor em Filosofia pela UGF. Coordenador do PROF FILO, Núcleo da UFT. Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (2018-2020).

Edinho Benésio Santos

Mestre em Filosofia pelo PROF FILO, Núcleo da UFT. Professor no IFTO.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Pimenta, A. R. ., & Santos, E. B. . . (2020). UMA ANÁLISE PLURIMODAL DO CONHECIMENTO A PARTIR DO PENSAMENTO DELEUZIANO: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 59–70. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35132

Edição

Seção

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"