O CONCEITO EDUCATIVO DE SAÚDE NUM ENTRELACE HISTÓRICO-FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35124Palavras-chave:
Saúde, Educação, Filosofia, História, SociologiaResumo
O trato da saúde enquanto objeto de estudo ganhou novos contornos na contemporaneidade. A abertura de novas e o resgate de velhas discussões sobre seu conceito e teleologia despertou nova demanda explicativa e de entendimento. Dentre os componentes dessa demanda está a compreensão da construção sócio-filosófica do conceito de saúde nos diversos contextos históricos da existência humana. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi construir um entrelace conceitual não linear desses contextos, buscando contribuir ao entendimento da conceituação da saúde. Para tal, o estudo ancorou-se em pensadores clássicos das ciências humanas e sociais, recortando parte de sua obra para utilização contextual pertinente. O compilado resultou numa somativa linha do tempo epistemológica, evidenciando o objeto de estudo como um elemento historicamente importante e socialmente mutável, tendo íntima relação com preceitos religiosos, metafísicos e científicos.
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