O CONCEITO EDUCATIVO DE SAÚDE NUM ENTRELACE HISTÓRICO-FILOSÓFICO

Autores

  • Wellington Lins de Souza
  • Vilde Gomes de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35124

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Filosofia, História, Sociologia

Resumo

O trato da saúde enquanto objeto de estudo ganhou novos contornos na contemporaneidade. A abertura de novas e o resgate de velhas discussões sobre seu conceito e teleologia despertou nova demanda explicativa e de entendimento. Dentre os componentes dessa demanda está a compreensão da construção sócio-filosófica do conceito de saúde nos diversos contextos históricos da existência humana. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi construir um entrelace conceitual não linear desses contextos, buscando contribuir ao entendimento da conceituação da saúde. Para tal, o estudo ancorou-se em pensadores clássicos das ciências humanas e sociais, recortando parte de sua obra para utilização contextual pertinente. O compilado resultou numa somativa linha do tempo epistemológica, evidenciando o objeto de estudo como um elemento historicamente importante e socialmente mutável, tendo íntima relação com preceitos religiosos, metafísicos e científicos.

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Biografia do Autor

Wellington Lins de Souza

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Vilde Gomes de Menezes

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Souza, W. L. de ., & Menezes, V. G. de . (2020). O CONCEITO EDUCATIVO DE SAÚDE NUM ENTRELACE HISTÓRICO-FILOSÓFICO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 214–220. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35124

Edição

Seção

Resenhas