NEOCOLONIALIDADE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Marília Ribas Machado
  • Mario Cesar Barreto Moraes

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35118

Palavras-chave:

Educação Superior, Internacionalização, Neocolonialidade, PEC-PG

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar se o Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) pode ser caracterizado como um programa que segue uma epistemologia neocolonial de controle e dominação frente aos países com os quais o Brasil possui acordos de cooperação educacional. A partir deste estudo foi possível observar que a educação muitas vezes é utilizada como instrumento de dominação e controle entre os países, de forma que reproduz práticas neocoloniais entre os países.

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Biografia do Autor

Marília Ribas Machado

Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG).

Mario Cesar Barreto Moraes

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE-SC). Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG).

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Machado, M. R. ., & Moraes, M. C. B. . (2020). NEOCOLONIALIDADE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 136–145. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35118