A LEI 10.639 E A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: OUTRAS VOZES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Edlene Pereira de Castro Silva
  • Ricardo Ferreira Rocha
  • Joelson Alves Onofre

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35111

Palavras-chave:

currículo, educação, ensino, filosofia africana, Lei 10.639/2003

Resumo

O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o ensino de Filosofia e a Lei 10.639. Aborda questões referentes à inclusão desta lei no currículo escolar, bem como discute como os professores podem incluir a filosofia africana no currículo de Filosofia do ensino médio. Constitui-se numa perspectiva crítica e reflexiva com aporte bibliográfico pautando-se numa crítica acerca dos estudos no campo da Filosofia sobre relações étnico-raciais poucos difundidos e discutidos, principalmente no Brasil. As proposições levantadas e as questões problematizadas indicam que o ensino de Filosofia apresenta outras epistemologias, filosofias africanas que rompem com a perspectiva eurocêntrica do conhecimento, possibilitando novos saberes.

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Biografia do Autor

Edlene Pereira de Castro Silva

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana ”“ UEFS

Ricardo Ferreira Rocha

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana ”“ UEFS.

Joelson Alves Onofre

Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz ”“ UESC. Membro do Grupo de Pesquisa Baobá: grupo de estudos em ancestralidade e pensamento de(s)colonial (IFBA).

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Silva, E. P. de C. ., Rocha, R. F. ., & Onofre, J. A. . . (2020). A LEI 10.639 E A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: OUTRAS VOZES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 47–60. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35111