REFLEXÕES SOBRE O PARADIGMA AFROCENTRADO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Maria da Conceição dos Reis
  • Cledson Severino de Lima
  • Emerson Raimundo do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28260

Palavras-chave:

Paradigma afrocentrado, Teoria da afrocentricidade, pós-graduação no Brasil, Educação das relações Étnico-Raciais, Filosofia da Ancestralidade

Resumo

A história da pós-graduação no Brasil, marcada por paradigmas eurocêntricos e desigualdades, aos poucos vem abrindo espaço para a presença, o fomento e a política que contemplam pesquisadores (as) negros(as). Com o objetivo de analisar o estado da arte de pesquisas desenvolvidas a partir da teoria da afrocentricidade em programas de pós-graduação no Brasil, o estudo ora apresentado buscou responder como se configura o paradigma afrocentrado nas pesquisas de pós-graduação no Brasil a partir da abordagem epistemológica presente na teoria da afrocentricidade, apresentada por Asante (2009). O levantamento realizado através das teses encontradas no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes apontou que as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação do Brasil mantem a hegemonia do eurocentrismo como abordagem epistemológica e não privilegiam o paradigma afrocentrado em busca de uma nova possiblidade defendida nos princípios da filosofia da ancestralidade.

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Publicado

2019-11-17 — Atualizado em 2020-08-04

Como Citar

Reis, M. da C. dos ., Lima, C. S. de ., & Nascimento, E. R. do . (2020). REFLEXÕES SOBRE O PARADIGMA AFROCENTRADO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (31), 119–135. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28260

Edição

Seção

Dossiê: "Educação, Filosofia e Afrocentricidade"