ANÁLISES E REFLEXÕES AFROCÊNTRICAS ACERCA DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

Autores

  • Katiúscia Ribeiro
  • Valter Duarte Moreira Jr.

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28258

Palavras-chave:

Filosofia, Afrocentricidade, Kmt

Resumo

De acordo com o filósofo afro-americano Molefi Asante, a anterioridade das civilizações clássicas africanas deve ser considerada em qualquer pesquisa que busque discutir o desenvolvimento dos fenômenos culturais africanos. Denotando, a falta desses pontos de referência, uma desconexão e descontinuidade histórica. No presente trabalho pretendemos fazer um levantamento bibliográfico qualitativo sobre a produção acadêmica de filosofia, investigando os efeitos da recepção do conceito de Afrocentricidade pelos profissionais dessa área de ensino no Brasil, sua utilização como ponto de partida para problematizar a permanência do pensamento racista e colonial reproduzido nos ambientes educacionais, refletindo a partir disso sobre o paradigma da Afrocentricidade como uma forma de enfrentamento dos fenômenos complexos do Racismo Epistêmico e do Epistemicídio, seguindo a esteira de diversas especialistas de diferentes áreas do ensino.

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Publicado

2019-11-17

Como Citar

Ribeiro, K., & Moreira Jr., V. D. (2019). ANÁLISES E REFLEXÕES AFROCÊNTRICAS ACERCA DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (31), 87–100. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28258

Edição

Seção

Dossiê: "Educação, Filosofia e Afrocentricidade"