CURRÍCULO AFROCENTRADO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Carla Verônica Albuquerque Almeida

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28257

Palavras-chave:

Afrocentricidade, Currículo, Formação de professores

Resumo

A educação afrocentrada constitui-se como um desafio na contemporaneidade, na busca de assegurar o lugar dos africanos e afro-brasileiros, como sujeitos da sua própria história e da sua cultura. Neste contexto, torna-se fundante repensar a formação docente, bem como o currículo dos cursos de formação inicial e continuada de professores. É nessa direção que este texto se propõe a refletir sobre o currículo e suas implicações para a formação de professores, a partir do paradigma proposto por Molefi Asante. Inicialmente discute as interfaces para uma educação afrocêntrica, na perspectiva de transpor os limites de uma educação eurocêntrica, discriminatória e excludente. Apresenta aspectos da constituição histórica e evolutiva do currículo a partir das teorias curriculares e a contribuição do currículo afrocentrado para a efetivação de uma formação e prática pedagógica docente com vistas a ampliar, valorizar e visibilizar os valores, as histórias e os saberes africanos e afro-brasileiros.

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Publicado

2019-11-17

Como Citar

Almeida, C. V. A. (2019). CURRÍCULO AFROCENTRADO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (31), 71–86. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28257

Edição

Seção

Dossiê: "Educação, Filosofia e Afrocentricidade"