EDUCAÇÃO AFROCÊNTRICA COMO VIA DE LUTA ANTIRRACISTA E SOBREVIVÊNCIA NA MAAFA

Autores

  • Aza Njeri

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28253

Palavras-chave:

Educação afrocêntrica, Afroperspectiva, Maafa, Ndezi, Literatura Negra

Resumo

Entendendo a necessidade de (re)pensar os caminhos educacionais no século XXI a partir de perspectivas plurais que tensionem a hegemonia universalizante imposta pelo ocidente, este artigo propõe refletir sobre educação por meio de uma abordagem epistemológica afrocêntrica (ASANTE, 2014) e afroperspectivada (NOGUERA, 2012). No âmbito macro, destina-se também a contribuir com a discussão étnico-racial na educação atendendo a lei 10639/03 e seu adendo 11645/08, promovendo caminhos para a prática educacional antirracista. Desta forma, por meio da compreensão do estado de Maafa (ANI, 1994), isto é, holocausto negro, que subjuga a população afrodiaspórica e, em específico, a afro-brasileira, trilha-se reflexões sobre prática pedagógica antirracista e apresenta o Ndezi no Parque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANI, Marimba. “Introdução”. In: Kindezi. A arte do cuidado da criança e do corpo social. FU KI.AU, K. Kia Bunseki; LUKONDO-WAMBA, A. M. Kindezi: Kôngo art of babysitting. Disponível em: http://terreirodegriots.blogspot.com/2018/08/kindezi-ar
te-do-cuidado-da-crianca-e-do.html.
_________. Yurugu - uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cul-tural europeu. Trenton, Africa Word Press, 1994. Disponível em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/
ASANTE, Molefi K. Afrocentricidade. Philadelphia: Afrocentricity International, 2014.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
BENEDICTO, Ricardo Matheus. Afrocentricidade, educação e poder: uma crítica afrocêntrica ao eurocentrismo no pensamento educacional brasileiro. Tese (Doutorado em Educação) - Facul-dade de Educação. Universidade de São Paulo. 2016.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
BRASIL. IBGE. Uma análise das condições de vida da população brasileira, 2014. Disponível em:https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indi
cadoresminimos/sinteseindicsociais2014/default_tab_xls.shtm.
DIOP, Cheikh Anta. A unidade cultural da África negra. Luanda: Edições Mulembra, 2014.
FONSECA, Maria Nazareth S. Literaturas africanas de língua portuguesa: mobilidades e trân-sitos diaspóricos. Belo Horizonte: Nandyala, 2015.
FU KI.AU, K. Kia Bunseki; LUKONDO-WAMBA, A. M. Kindezi: Kôngo art of babysitting. Balti-more: Black Classic Press, 2000.
GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.
JAMES, George. Stolen Legacy. Arkansas: Pine Bluff, 1954.
KARENGA, Maulana. A função e o futuro dos estudos africana: reflexões críticas sobre sua missão, seu significado e sua metodologia. In: Nascimento, Elisa L. (Org.). Afrocentricidade: uma abor-dagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 333-359.
MADHUBUTI, Haki; MADHUBUTI, Safisha. Educação afrocentrada: Seu valor, importância e ne-cessidade no desenvolvimento de crianças negras. Trad. Roberta Maria Federico (2018). In: Jour-nal of Education. Boston. v. 172. n.2. 1990.
MARTINS, Leda. “Lavrar a palavra: uma breve reflexão sobre a literatura afro-brasileira”. In: Perei-ra, Edimilson de Almeida. (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudos sobre poesia e de-mandas sociais no Brasil. Belo Horizonte, Mazza Edições, 2010.
MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Nandyala, 2012.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1990.
NASCIMENTO, Beatriz. Beatriz Nascimento - Intelectual e quilombola. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.
NOGUERA, Renato. “Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocen-trado”. In: Revista África e africanidades. v. 3. n.11. nov 2010. Disponível em: http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/01112010_02.pdf
__________. “Ubuntu como modo de existir: elementos gerais para uma ética afroperspectivista”. In: Revista da ABPN. v.3. n.6. p. 147-150, nov./fev., 2011-2012.
PLUMMELLE-URIBE, Rosa Amelia. “Da barbárie colonial à política nazista de extermínio”. In: Uni-ão dos coletivos pan-africanistas (Org.). Coleção pensamento preto: epistemologias do renasci-mento africano. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.
SANTOS, Boaventura S., MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Al-medina, 2009.
SERTIMA, Ivan Van. They came before Columbus. The african presence in Ancient America. Nova York: Random House Trade Paperbacks, 1976.

Audiovisual
O lobo de Wall Street. Direção: Martin Scorcese, Produção: Martin Scorsese. EUA: Universal Pictures, 2014.

Downloads

Publicado

2019-11-17

Como Citar

Njeri, A. (2019). EDUCAÇÃO AFROCÊNTRICA COMO VIA DE LUTA ANTIRRACISTA E SOBREVIVÊNCIA NA MAAFA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (31), 4–17. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28253

Edição

Seção

Dossiê: "Educação, Filosofia e Afrocentricidade"