A educação como direito e dever

uma análise das cotas e do ProUni1

Autores

  • Bruna Cruz de Anhaia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino superior;, Ações afirmativas;, Cotas;, ProUni

Resumo

Este artigo examina duas políticas atuantes no ensino superior brasileiro, adotadas pelo governo no sentido de promover o desenvolvimento do país através da expansão de direitos da população e da redução das desigualdades sociais: as cotas, no setor público; e, o Programa Universidade para Todos, no setor privado. O enfoque é dado nas experiências de duas universidades e a análise pautou-se pela abordagem de ciclos das políticas educacionais. Para a consecução desta tarefa, realizou-se: a leitura de documentos; a consulta a bancos de dados relativos a esse nível de ensino e aos sites das instituições pesquisadas; e, a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com estudantes cotistas e prounistas. Verificou-se que os diferentes contextos analisados destas políticas são permeados de disputas e embates. Constatou-se, ainda, a avaliação positiva dos estudantes consultados, assim como a indicação de algumas limitações e falhas nestas políticas que merecem atenção de propositores, analistas e implementadores.

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Biografia do Autor

Bruna Cruz de Anhaia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Anhaia, B. C. de. (2015). A educação como direito e dever: uma análise das cotas e do ProUni1. Revista Dos Estudantes De Públicas - REP, 1(1), 21–38. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rep/article/view/6990

Edição

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Artigos