Concepções de reais e ideais de homens e mulheres em grupos de homens autores de violência doméstica

uma proposta de intervenção gendrada

Autores

Palavras-chave:

violência contra mulheres, violência doméstica, masculinidades, gênero, homens, intervenção

Resumo

A violência contra as mulheres é um fenômeno complexo com números alarmantes no Brasil. Como os principais autores desse tipo de violência são os homens, o trabalho reflexivo com eles é imprescindível para a transformação dessa realidade. Contudo, há escassez de instrumentos teórico-metodológicos específicos para essas intervenções, a partir de uma leitura de gênero. O objetivo deste artigo foi propor uma intervenção gendrada para Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência (GRHAV). O estudo se baseia na atividade "Concepções Reais e Ideais", desenvolvida no serviço Espaço Acolher do Distrito Federal. Foi descrito o passo a passo da atividade a partir da construção de quatro cartazes: Mulher Ideal, Mulher Real, Homem Ideal e Homem Real.  São propostas perguntas disparadoras para problematizar estereótipos, hierarquias de poder e contradições de gênero. Relaciona-se às expectativas de gênero ao exercício da violência a partir de eixos interpretativos gendrados. A fundamentação teórica articula estudos feministas e a pedagogia freiriana baseada no tripé informar, refletir e responsabilizar. Conclui-se que os estudos de gênero podem embasar a escuta e as intervenções dos facilitadores e provocar fissuras em discursos naturalizados, promovendo representações menos essencializadas e mais fluidas/flexíveis. A proposta visa contribuir efetivamente para a desconstrução de masculinidades violentas e para a responsabilização dos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor dos Santos Valadares, Universidade de Brasília

Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (PSICC-UnB). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (PSICC-UnB); Pós-Graduado latu sensu em Terapia Familiar e de Casais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Membro do grupo de pesquisa Saúde Mental e Gênero.

Valeska Zanello, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora Associada 4 do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPSICC)/UnB de agosto de 2019 a março de 2021. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Coordena o grupo de pesquisa "Saúde Mental e Gênero" (foco em mulheres) . Foi representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (SPM) e no GEA (Grupo de Estudos do Aborto) no periodo de 2014 a 2016. Membra associada do IREF- lInstitut de recherches et détudes féministes/UQAM (Montréal, Canadá). Autora de vários artigos e livros no campo da Saúde Mental, Gênero e Interseccionalidades com raça e etnia, dentre eles dois bestsellers: os livros "Saúde mental, Gênero e Dispositivos" e "Prateleira do amor". Foi professora visitante da Universidade de Concórdia (Montréal/Canadá), no Laboratório Culture, Health and Personality. A professora desenvolve pesquisas sobre: a) Tecnologias de gênero (músicas, filmes, livros, etc.) e constituição subjetiva; b) adoecimento psíquico e saúde mental de mulheres em sociedades sexistas como a brasileira, utilizando-se das categorias analíticas do dispositivo amoroso e materno; c) masculinidades e dispositivo da eficácia (casa dos homens e cumplicidades; imaginário erótico; e violências); d) Técnicas de intervenção em gênero; e) Violências (explícitas e implícitas) contra as mulheres; f) Educação não sexista.

Referências

BANDEIRA, Lourdes Maria. Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloisa (org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 293–315.

BEIRAS, Adriano. Relatório Mapeamento de Serviços de atenção grupal a homens autores de violência contra mulheres no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Noos; Instituto Promundo, 2014.

BEIRAS, Adriano; BRONZ, Alan. Metodologia de grupos reflexivos de gênero. Rio de Janeiro: Instituto Noos, 2016.

BEIRAS, Adriano; NASCIMENTO, Marcos; INCROCCI, Camila. Programas de atenção a homens autores de violência contra as mulheres: um panorama das intervenções no Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 262–274, 2019.

BEIRAS, Adriano; MARTINS, Daniel Fauth Washington; SOMMARIVA, Salete Silva; HUGILL, Michelle de Souza Gomes (orgs.). Grupos para homens autores de violência contra as mulheres no Brasil: experiências e práticas. Florianópolis: Academia Judicial, 2022.

BEIRAS, Adriano; MAURÍCIO, Ana Carolina; NERY, Gustavo Vieira; HUGILL, Michelle de Souza Gomes; MARTINS, Daniel Fauth Washington; MUHLEN, Bruna Krimberg von. Guia prático grupos reflexivos para homens autores de violência: planejamento, implementação e consolidação. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2024. E-book.

BORTOLI, Ricardo; ZUCCO, Luciana Patrícia; BEIRAS, Adriano. Experiências e intervenções com homens autores de violência em Blumenau. In: BEIRAS, Adriano et al. (orgs.). Grupos para homens autores de violência contra as mulheres no Brasil: experiências e práticas. Florianópolis: Academia Judicial, 2022. p. 18-43.

BRASIL. Ministério das Mulheres. RASEAM 2025: relatório anual socioeconômico da mulher (Ano VIII). Brasília: Ministério das Mulheres, 2025.

CAMPOS, Ioneide de Oliveira; ZANELLO, Valeska. Saúde mental e gênero: o sofrimento psíquico e a invisibilidade das violências. Vivência: Revista de Antropologia, v. 1, n. 48, p. 105–117, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/11505. Acesso em: 5 jan. 2026.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

CERQUEIRA, Daniel Ricardo de Castro; BUENO, Samira (coord.). Atlas da violência 2025. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 2025. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17165. Acesso em: 18 jan. 2026.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

CONNELL, R. W.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013.

DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 01, de 07 de janeiro de 2022. Normatiza a implementação do Programa Acolher... Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, 07 jan. 2022. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/75d84147ea174bcbac82265dbabe8113/Portaria_1_07_01_2022.html. Acesso em: 18 jan. 2026

ECONOMIC COMMISSION FOR LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN (ECLAC). Towards substantive gender equality and the care society: acting with urgency to ensure women’s and girls’ right to a life free from violence. Femicidal Violence in Figures: Latin America and the Caribbean, n. 4. [S. l.]: United Nations, 2025.

FERRO, Álvaro Kalix; JACARANDÁ, Rodolfo. A experiência do Projeto Abraço – uma iniciativa pioneira no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. In: BEIRAS, Adriano et al. (orgs.). Grupos para homens autores de violência contra as mulheres no Brasil: experiências e práticas. Florianópolis: Academia Judicial, 2022. p. 75-97.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA; INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Segurança em números 2024 [infográfico]. São Paulo: FBSP; Ipea, 2024. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2024/07/anuario-2024-infografico.pdf. Acesso em: 18 jan. 2026.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: RIOS, Flávia; LIMA, Márcia (orgs.). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 75–93.

GUIMARÃES, Maisa Campos; ZANELLO, Valeska. A vivência dos ciúmes e os processos de subjetivação de homens: por uma discussão gendrada dos afetos. In: BEIRAS, Adriano et al. (orgs.). Grupos para homens autores de violência contra as mulheres no Brasil: perspectivas e estudos teóricos. Florianópolis: Academia Judicial, 2022.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

HOOKS, bell. A gente é da hora: homens negros e masculinidade. Tradução de Vinícius da Silva. São Paulo: Elefante, 2022.

KIMMEL, M. S. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalterna. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 4, n. 9, p. 103-107, 1998.

LISBOA, T. K.; ZUCCO, L. P. Os 15 anos da Lei Maria da Penha. Revista Estudos Feministas, v. 30, n. 2, p. e86982, 2022.

LOYOLA, Valeska Maria Zanello de. A metáfora no trabalho clínico. 1. ed. Brasília: Ex-Libris, 2007.

MACHADO, Lia Zanotta. Masculinidades e violências: gênero e mal-estar na sociedade contemporânea. In: SCHPUN, Mônica Raisa (org.). Masculinidades. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MAURÍCIO, Ana Carolina; BEIRAS, Adriano; BRAGA, Karla; SEVERO, Júlia; VIEIRA, Marcos Vinícius. Metodologia de grupos reflexivos para homens autores de violência e a judicialização da vida: o caso do Projeto Ágora. In: BEIRAS, Adriano; BRAGA, Karla; SEVERO, Júlia; VIEIRA, Marcos Vinícius (orgs.). Grupos para homens autores de violência contra as mulheres no Brasil: experiências e práticas. Florianópolis: Academia Judicial, 2022. p. 44–74

MOREIRA, Karine Santos; TOMAZ, Renata Silva Rosa. Grupo reflexivo: um relato de experiência sobre uma estratégia de enfrentamento contra a violência doméstica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 98700-98715, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21697. Acesso em: 18 jan. 2026.

NOTHAFT, Raíssa Jeanine; BEIRAS, Adriano. “O que sabemos sobre intervenções com autores de violência doméstica e familiar?”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 27, n. 3, e56070, 2019.

NOTHAFT, Raíssa Jeanine. Experiências de mulheres no enfrentamento da violência doméstica e familiar e suas relações com serviços para autores de violência. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://ovm.alesc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/Tese-Raissa-Jeanine-Nothaft_versao-final-fev-2020.pdf.

OLIVEIRA, Juliana de; SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Acompanhamento psicossocial a homens autores de violência contra as mulheres: perspectivas da equipe interdisciplinar. Psicologia USP, São Paulo, v. 36, e230145, 2025. Disponível em: https://revistas.usp.br/psicousp/article/view/238926.

PASINATO, Wânia. Oito anos de Lei Maria da Penha. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 533–545, 2015.

PEREIRA, Lorena Padilha; GUIZARDI, Francini Lube; LOYOLA, Valeska Maria Zanello de. Panorama institucional do trabalho grupal com homens autores de violência contra mulher no Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 32, supl. 1, p. e220935pt, 2023. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sausoc/2023.v32suppl1/e220935pt/. Acesso em: 16 jan. 2026.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SEGATO, Rita Laura. La guerra contra las mujeres. 1. ed. Madrid: Traficantes de Sueños, 2016.

SILVA, Anne Caroline Luz Grüdtner da. Violência por parceiro íntimo: o acompanhamento ao homem autor de violência. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172173.

SIQUEIRA, João Paulo; ZANELLO, Valeska. Xingamentos e relações racializadas de gênero: sintoma cultural da sociedade brasileira. Mediações – Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 30, p. e51627, 2025. Disponível em:

https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/51627. Acesso em: 18 jan. 2026.

TÁVORA, Mariana Fernandes. A ordem de género nas representações e práticas profissionais num programa para autores de violência doméstica contra as mulheres. 2019. Dissertação (Mestrado em Família e Género) – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.

TÁVORA, Mariana Fernandes; COSTA, Dália; GOMES, Camilla de Magalhães; BEIRAS, Adriano. Análise de gênero e de cruzamentos interseccionais de um programa para autores de violência doméstica contra as mulheres. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 10, n. 2, p. 440-466, 2020.

TONELI, Maria Juracy Filgueiras; BEIRAS, Adriano; RIED, Juliana. Homens autores de violência contra mulheres: políticas públicas, desafios e intervenções possíveis na América Latina e Portugal. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 51, n. 1, p. 174–193, 2017.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME; UNITED NATIONS ENTITY FOR GENDER EQUALITY AND THE EMPOWERMENT OF WOMEN. Femicide in 2024: Femicide Brief 2025. Vienna: United Nations, 2025. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/data-and-analysis/briefs/Femicide_Brief_2025.pdf. Acesso em: 18 jan. 2026.

VALADARES, Victor; ZANELLO, Valeska; OLIVEIRA, Sérgio. Autodesresponsabilização na violência contra as mulheres: interpretações, motivos e justificativas de homens agressores no DF. In: BEIRAS, Adriano et al. (org.). Grupos para homens autores de violência contra as mulheres no Brasil: perspectivas e estudos teóricos. Florianópolis: Academia Judicial, 2022.

VALADARES, Victor dos Santos; OLIVEIRA, Sérgio Eduardo Silva de; ZANELLO, Valeska. Caracterização de homens autores de violência doméstica contra mulheres. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 14, p. 01-19, 2023.

VALADARES, Victor dos Santos; ZANELLO DE LOYOLA, Valeska Maria. Vivências dos homens autores de violência contra as mulheres: uma perspectiva interseccional. Revista de Psicología, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 159-189, 2025.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil. Brasília: Flacso Brasil, 2015. Disponível em: https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf. Acesso em: 18 jan. 2026.

WELZER-LANG, D. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. RESPECT women: preventing violence against women. 2. ed. Geneva: World Health Organization, 2025. Disponível em: https://iris.who.int/. Acesso em: 18 jan. 2026.

ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018.

ZANELLO, Valeska. Violência de gênero contra as mulheres e saúde mental: psiquiatrização, silenciamento e invisibilidades. In: PASINATO, Wânia; MACHADO, Bruno Amaral; ÁVILA, Tânia P. (orgs.). Políticas públicas de prevenção à violência contra a mulher. São Paulo: Marcial Pons, 2019. p. 135–158.

ZANELLO, Valeska. Masculinidades, cumplicidade e misoginia na “Casa dos Homens”: um estudo sobre os grupos de WhatsApp masculinos no Brasil. In: FERREIRA, Larissa (org.). Gênero em perspectiva. Curitiba: Editora CRV, 2020. p. 79-102.

ZANELLO, Valeska. Masculinidade e dispositivo da eficácia: guia de autorreflexão e desconstrução do machismo para homens. São Paulo: Calon Editorial, 2024.

ZANELLO, Valeska; ROMERO, Ana Carolina. “Vagabundo” ou “vagabunda”? Xingamentos e relações de gênero. Labrys – Études Féministes / Estudos Feministas, julho/dezembro 2012. Disponível em: https://www.labrys.net.br/labrys22/libre/valeskapt.htm. Acesso em: 18 jan. 2026.

ZANELLO, Valeska. Scripts Culturais, Gênero e Emoções (Vol.1 - Problematizando Gênero). Curitiba: Appris, 2025.

Downloads

Publicado

16.04.2026

Como Citar

DOS SANTOS VALADARES, Victor; ZANELLO, Valeska. Concepções de reais e ideais de homens e mulheres em grupos de homens autores de violência doméstica: uma proposta de intervenção gendrada. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 316–343, 2026. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/61185. Acesso em: 17 abr. 2026.