Consumidores falhos e alvos fáceis

a correlação entre a subclasse consumidora e a criminalização da pobreza

Autores

  • Gabriela Consolaro Nabozny Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Quintanilha Veras Neto Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Hiperconsumo, Criminalização, Criminologia Crítica, Pobreza, Desigualdades

Resumo

O presente artigo se propõe a relacionar os conceitos que envolvem a sociedade de consumo e a forma pela qual se organiza, a fim de explorar a análise do contingente populacional que é colocado à margem das relações entre indivíduos e classes pautadas no hiperconsumo. Assim, o estudo pretende encontrar a intersecção entre esse grupo e aquele que é atingido pelas formas de repressão punitiva, a partir dos fundamentos da Criminologia Crítica. A pesquisa se pauta, portanto, na investigação acerca da existência de correlação entre o hiperconsumo e a criminalização da pobreza no Brasil, a partir do contexto latino-americano, ao confrontar as teorias nos dois campos de análise. Para isso, foram utilizadas/os autoras/es centrais nos referidos âmbitos, bem como informações aptas a corroborar o diagnóstico da realidade, para formar no texto uma perspectiva una de reflexão sobre a problemática. A partir das colocações e dados, foi encontrada simetria nos apontamentos no que toca à existência de pessoas que não servem ao bom funcionamento do sistema de consumo pautado na manutenção da narrativa das classes dominantes, que são igualmente direcionadas ao sistema penal. Por fim, a reflexão que não finda ao presente trabalho sugere que a pretensa solução por meio da criminalização é fruto de desigualdades e, por esse motivo, não poderia, de forma alguma, ser útil para diminuí-las ou findá-las, mas apenas reproduzi-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Consolaro Nabozny, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Direito Ecológico e Direitos Humanos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST), bacharela em Direito pela UFSC. Pesquisadora do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para uma Sociedade Sustentável – CNPq/UFSC. Estagiária de Pós-Graduação da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.

Francisco Quintanilha Veras Neto , Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutor em Direito UFSC (2014), Doutor em Direito na UFPR (2004), Mestre em Direito UFSC (2000). Professor titular do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. Titular das Cadeiras de Filosofia do Direito e Teoria do Estado II na Graduação. Membro do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito na UFSC leciona a cadeira de Pesquisa e Metodologia em Direito.

Referências

ANDRADE, Vera Regine Pereira de. Sistema penal máximo x cidadania mínima: códigos da violência na era da globalização. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2003.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão da segurança jurídica do controle da violência à violência do controle penal. 3ª ed. Porto Alegre: Livraria do advogado, 2015.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução: Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Edições 70: Lisboa, 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução Estela de Santos Abreu. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 1997.

DE CASTRO, Lola Anyar. Criminologia da libertação. Rio de Janeiro: Revan: ICC, 2005.

DEL OLMO, Rosa. A América Latina e sua Criminologia. Rio de Janeiro: Revan: ICC, 2004.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação na América Latina. 2ª Ed. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola/UNIMEP, 1977.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva. Tradução de Ivone C. Benedetti. Martins Fontes: São Paulo, 2018.

HAUG, Wolffgand Fritz. Crítica da estética da mercadoria. 1 ed; tradução de Erlon José Paschoal. São Paulo: Unesp, 1997, 210 p.

HUSCHE, Georg; KIRCHLEIMER, Otto. Punição e estrutura social. 2ª Ed. Tradução Gislene Neder. Rio de Janeiro: Revan, 2004.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Tradução: Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LOIC, Wacquant. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. Tradução: Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

MALAGUTI, Vera. Introdução crítica à criminologia brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução Renata Santini. São Paulo: 2018.

MBEMBE, Achille. A crítica da razão negra; Tradução Sebastião Salgado. São Paulo: Nº 1 Edições. 3ª ed. 2019.

MONTIBELLER-FILHO, Gilberto. O Mito do desenvolvimento sustentável. Meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. 3ª ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.

MELOSSI, Dario; PAVARINI, Massimo. Cárcere e fábrica. As origens do sistema penitenciário (séculos XVI-XIX); tradução Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.

RETONDAR, Anderson Moebus. A (re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como. Sociedade e Estado, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 137-160, abr. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922008000100006.

OLIVEIRA, Lucas Lopes. A criminalização da pobreza na América Latina como estratégia de controle político. Sistema Penal & Violência, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 168-186, 31 dez. 2016. EDIPUCRS. http://dx.doi.org/10.15448/2177-6784.2016.2.25371.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Cortez Editora, 2010. p. 84 - 130.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Ces, 2009. p. 23-72.

UNIVERSIDADE DA SÃO PAULO (USP). Encarceramento, políticas públicas e atuação da Justiça em territórios de vulnerabilidade social: sumário executivo. Brasília: CNJ, 2021.

VERAS NETO, Francisco Quintanilha; SANTOS, Herson Alex. Coronavírus: um vírus “democrático”?, pp.,317-334, A necessidade de se difundir a justiça social em tempos de covid, in: Implicações jurídicas da covid-19. Arraes Editora: Belo Horizonte, 2020.

Downloads

Publicado

30.12.2021

Como Citar

NABOZNY, Gabriela Consolaro; QUINTANILHA VERAS NETO , Francisco. Consumidores falhos e alvos fáceis: a correlação entre a subclasse consumidora e a criminalização da pobreza. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 68–86, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/39332. Acesso em: 28 mar. 2024.