QUEM É X LEITOR X? LEITURA E POSICIONAMENTO DE GÊNERO

Authors

  • Débora de Carvalho Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Leitura;, Gênero Social;, Discurso Publicitário

Abstract

Da perspectiva da Análise Crítica do Discurso, as práticas sociais e discursivas sustentam-se mutuamente, i.e., a linguagem é tanto fonte quanto receptora de processos discursivos, sociais e ideológicos mais amplos. O discurso é também uma faceta das relações de gênero e da formação de identidades nas sociedades modernas. Ao ler um texto, a/o leitor/a pode aceitar os significados e convenções nele contidos como parte do senso comum, ou problematizá-los. Neste trabalho proponho que o ensino de línguas estimule e encoraje uma visão mais crítica das práticas discursivas, de forma a equipar as/os aprendizes com ferramentas teóricas e analíticas que lhes permitam interagir criticamente com os textos que consomem. Para tanto, analiso um anúncio publicitário como sugestão de como as/os professoras/es de línguas podem introduzir em suas salas de aula uma discussão de papéis, relações e identidades de gênero, estimulando assim uma melhor compreensão de como o gênero é construído, representado e mediado através da linguagem

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Débora de Carvalho Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Letras e Linguística Aplicada(Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Letras e Linguística Aplicada (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Tem artigos publicados em periódicos e livros nacionais e internacionais. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada e ensino de LE, atuando principalmente na área de Análise Crítica do Discurso. 

References

ALTHUSSER, L. Essays in ideology. London: Verso, 1984.

BAGNO, M., STUBBS, M. e GAGNÉ, G. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.

CRANNY-FRANCIS, A. et al (Eds.) Gender studies: Terms and debates. London: Palgrave/Macmillan, 2003.


BARTON, D., HAMILTON, M., and IVANIC, R. (Eds.). Situated literacies. London: Routledge, 1999.

DIÁRIO CATARINENSE, 25/03/2003, p. 7.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. London: Longman, 1989.

___________. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.

___________. Critical discourse analysis. Harlow: Longman, 1995.


GEE, J. Social linguistics and literacies: Ideologies in discourses. Basingstoke: The Falmer Press, 1990.

HOYE, M. On the surface of discourse. London: Allen & Unwin, 1983.


KRESS, G. Learning to write (2nd edition) London: Routledge, 1994. KRESS, G. Before writing: Rethinking the paths to literacy. Routledge: London, 1997.

MARTIN, J.; VEEL, R. (Eds.) Reading science. Routledge: London, 1998.

MILLS, S. Feminist stylistics. London: Routledge, 1995.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

How to Cite

FIGUEIREDO, Débora de Carvalho. QUEM É X LEITOR X? LEITURA E POSICIONAMENTO DE GÊNERO. Discurso em Cena, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 19–30, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/7049. Acesso em: 11 dec. 2024.