QUEM É X LEITOR X? LEITURA E POSICIONAMENTO DE GÊNERO
Palavras-chave:
Leitura;, Gênero Social;, Discurso PublicitárioResumo
Da perspectiva da Análise Crítica do Discurso, as práticas sociais e discursivas sustentam-se mutuamente, i.e., a linguagem é tanto fonte quanto receptora de processos discursivos, sociais e ideológicos mais amplos. O discurso é também uma faceta das relações de gênero e da formação de identidades nas sociedades modernas. Ao ler um texto, a/o leitor/a pode aceitar os significados e convenções nele contidos como parte do senso comum, ou problematizá-los. Neste trabalho proponho que o ensino de línguas estimule e encoraje uma visão mais crítica das práticas discursivas, de forma a equipar as/os aprendizes com ferramentas teóricas e analíticas que lhes permitam interagir criticamente com os textos que consomem. Para tanto, analiso um anúncio publicitário como sugestão de como as/os professoras/es de línguas podem introduzir em suas salas de aula uma discussão de papéis, relações e identidades de gênero, estimulando assim uma melhor compreensão de como o gênero é construído, representado e mediado através da linguagem
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