A Regulação Responsiva no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
entre as compras públicas e a agricultura familiar
Palavras-chave:
Regulação Responsiva. Recursos Financeiros. Agricultura Familiar. Alimentação Escolar. Compras Públicas.Resumo
[Propósito] O presente artigo analisa a resolução editada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que regulamenta a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, com foco nos dispositivos que tratam sobre o processo administrativo para aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar, a fim de compreender o seu impacto sobre o cumprimento da obrigação legal de destinar um percentual mínimo de recursos financeiros para compras de alimentos da agricultura familiar. Será utilizada a teoria da regulação responsiva para propor um escalonamento regulatório com a pretensão de contribuir para eficácia na aplicação dos recursos financeiros do programa no âmbito da agricultura familiar.
[Metodologia/abordagem/design] Será analisada a Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020 e o painel com dados elaborado pelo FNDE sobre a “Aquisição a Agricultura Familiar no PNAE”, no período entre 2018 e 2022, relacionados ao estado da Paraíba, segundo aspectos do modelo regulatório responsivo relacionados com a instituição de incentivos, promoção de diálogo e escalonamento sancionatório.
[Resultados] Essa análise identificou falhas regulatórias consistentes na (a) inexistência de monitoramento preventivo e contínuo na execução dos recursos financeiros durante o exercício em curso, (b) falta de escalonamento de medidas para assistência aos municípios que enfrentem dificuldades para atingimento do percentual mínimo de 30% e (c) ausência de escalonamento sancionatório e da possibilidade de acordos administrativos.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Alexandre Santos de. Curso de direito administrativo. 2.ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
AYRES, Ian; BRAITHWAITE, John. Responsive Regulation: Transcending the Deregulation Debate. Oxford: Oxford University Press, 1992.
BONDUKI. Manuel Ruas Pereira Coelho. Entre chicotes e cenouras orgânicas: cooperação, coerção e coordenação na implementação das compras da agricultura familiar para o PNAE. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Administração Pública e Governo, da Fundação Getúlio Vargas, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Administração Pública e Governo. 20217.
CABRAL, Rodolfo de Carvalho. Regulação Da Educação Superior. 1.ED.. Belo Horizonte: Fórum, 2024.
ESPOSITO. Mariana Troncoso. Compras públicas da agricultura familiar como medida de desenvolvimento local sustentável: contribuições da implementação do PNAE para a ativação de capacidades estatais em pequenos municípios. Dissertação apresentada à Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em cumprimento aos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração Pública e Governo. 2023.
IORIO. Aranha, Marcio. Manual de Direito Regulatório: Fundamentos de Direito Regulatório. Laccademia Publishing. 9 edição. 2024.
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2024.
LIM. Débora Reis dos Santos Lim; DIOGO. Shirley Silva. PEIXINHO. Albaneide Maria Lima; CABRINI. Cabrini. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): marcos históricos, políticos e institucionais que influenciaram a política nos seus quase 70 anos de existência. Rev. de Alim. Cult. Américas -RACA. jan./jul, 2023; 4(1):20-44.
SILVA. Alexandre Almeida da. Revista brasileira de Infraestrutura – RBINF | Belo Horizonte, ano 10, n. 20, p. 195-218, jul./dez. 2021.
SUNDFELD. Carlos Ari Sundfeld. Regulação no Brasil: uma visão multidisciplinar. Sérgio Guerra (org.). Rio de Janeiro: Editora FGV, p. 97-128, ISBN: 978-85-225-1339-0, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Law and Regulation

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter seu artigo à Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, declaro aceitar a licença de publicação Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
