O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência em parceria com o Ministério Público: ampliando eficácia pela regulação responsiva
Mots-clés :
CADE, Ministério Público, cooperação, relevância social, eficiência econômicaRésumé
Propósito ”“ Analisar a possibilidade de parceria entre o Ministério Público (doravante “MP”) e o Centro de Defesa da Concorrência (doravante “CADE”) para incentivar uma melhor análise de efeitos de concentração em mercados relevantes de menor faturamento a partir da teoria da regulação responsiva.
Metodologia/abordagem/design ”“ Breve revisão bibliográfica da teoria de regulação responsiva à luz do atual estado do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (doravante “SBDC”) e possíveis inovações governamentais.
Resultados ”“ Há espaço de crescimento de parceria entre o MP e o CADE também nas análises de concentração econômica, comunicação e conscientização pública, não apenas na cooperação para combate a condutas, o que pode ser um bom espaço a ser explorado pelo Estado para implementação de políticas públicas.
Implicações práticas ”“ o entendimento de que há novas formas de parceria entre as instituições em debate levaria à possibilidade de mudanças na formação das diretrizes das políticas públicas dessas instituições, a fim de que houvesse uma maior inserção geográfica do SBDC em mercados relevantes hoje inalcançáveis.
Originalidade/relevância do texto ”“ o texto se mostra original ao iniciar um debate a respeito de quais caminhos podemos tomar para avançar no controle regulatório de mercados relevantes que hoje não recebem atenção.
Téléchargements
Références
BALDWIN, Robert; BLACK, Julia. Really Responsive Regulation. LSE Law, Society and Economy Working Papers nº 15/2007, London School of Economics and Political Science, 2007.
BECKER, Bruno. Intervenção Estatal na Economia e o Desvio de Função do CADE no Controle de Atos de Concentração. Monografia de Final de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BORGES, Thallyta; BEILAIDI, Rabah. Prevenção, Combate aos Cartéis e a atuação dos Ministérios Públicos Estaduais. XIX Seminário de Iniciação Científica da UFG, 2011. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pivic/trabalhos/THALLYTA.PDF, acessado em 15/12/2016.
BRAITHWAITE, John. The Essence of Responsive Regulation. UBC Law Review, vol. 44:3, pp. 445-520, 2011.
BRASIL, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para assuntos jurídicos. Lei 12.529/2011. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12529.htm > Acesso em 12/12/2016.
_________, Ministério da Justiça, Secretaria de Direito Econômico. Combate a Cartéis na Revenda de Combustíveis. Ed. Brasilia: SDE/MJ, 2009.
MORAES; SILVA; COSTA; CORONEL; e BENDER FILHO. Análise das Práticas Anticompetitivas Notificadas ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE).Revista Diálogos Interdisciplinares, vol. 5, n. 2, 2016.
OCDE. Lei e Política de Concorrência no Brasil: uma Revisão pelos Pares.2010. Disponível em https://www.oecd.org/daf/competition/45154401.pdf, acessado em 13/12/2016.
SZMID, Rafael. O Regime de prescrição da ação punitiva e da análise do mérito concorrencial no controle de estruturas do Cade. Revista de Defesa da Concorrência, Volume 2, nº 2, pp. 93-116, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter seu artigo à Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, declaro aceitar a licença de publicação Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.