CGU além do Comando e Controle

Uma comparação com a Regulação Responsiva

Autores

Palavras-chave:

Controladoria-Geral da União, CGU, Comando e Controle, Teoria da Regulação Responsiva, Regulação pelos órgãos de controle.

Resumo

[Propósito] O presente artigo demonstra que a atuação da Controladoria-Geral da União - CGU transcende o modelo clássico de Comando e Controle, usualmente empregado pelos órgãos de controle. Alinha-se, portanto, com teorias e estratégias mais modernas de regulação, tal como a Teoria da Regulação Responsiva.

[Metodologia/abordagem/design] Para o atingimento desse propósito foi realizada uma investigação sobre o caráter regulatório do Órgão, uma síntese sobre os princípios básicos do Comando e Controle e da Teoria da Regulação Responsiva, um levantamento legal e normativo das competências da CGU e, por fim, uma análise comparativa dessas atribuições com os diferentes níveis do Diamante Regulatório, proposto pela evolução da regulação responsiva.

[Resultados] As verificações demonstraram que a CGU é um órgão regulador da Administração Pública Federal que adota diferentes mecanismos, formas e estratégias regulatórias para promover a conformidade e a busca contínua de melhoria da gestão pública. No entanto, observou-se restrições quanto à escalabilidade e à mobilidade entre as medidas aspiracionais e de constrangimento.

[Implicações práticas] Ao comparar a atividade da CGU com estudos mais modernos de regulação, o presente artigo possibilita uma avaliação sobre ajustes e melhorias que podem ser realizadas pelo Órgão para usufruir das vantagens propostas pela doutrina regulatória.

[Originalidade/relevância do texto] Não há artigos ou trabalhos científicos que abordam a atuação da CGU sob o prisma de outras modalidades ou estratégias regulatórias além do Comando e Controle. Portanto, o presente artigo tem característica inédita e relevante ao comparar o exercício da CGU com a Teoria da Regulação Responsiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Roriz Marques Cardoso, Controladoria-Geral da União

Engenheiro Eletricista formado na Universidade de Brasília (UnB), trabalhou nas principais empresas de telecomunicações no país. Ingressou no serviço público na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2009 e desde 2012 é Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União (CGU).

Referências

ABU-EL-HAJ, G. F. Aplicação de regulação responsiva e redes de governança na regulação da segurança de barragens de rejeitos de mineração no Brasil. Revista de Direito Setorial e Regulatório, Brasília, v. 6, n. 1, p. 68-98, Abril 2020.

ARANHA, M. I. Manual de Direito Regulatório: Fundamentos de Direito Regulatório. 5ª ed. ed. Londres: Laccademia Publishing, 2019.

ARANHA, M. I.; LOPES, O. D. A. Estudo sobre Teorias Jurídicas da Regulação apoiadas em incentivos. Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da UnB, Brasília, 2019.

AYRES, I.; BRAITHWAITE, J. Responsive Regulation: Transcending the Deregulation Debate. New York: Oxford University Press, 1992.

BALDWIN, R.; CAVE, M.; LODGE, M. Understanding Regulation: Theory, Strategy and Practice. New Yotk: Oxford University Press, 2013.

BRAITHWAITE, J. Responsive regulation and developing economies. World Development, p. 884-898, 2006.

BRAITHWAITE, J. The Essence of Responsive Regulation. [S.l.]: University of British Columbia Law Review, 2011.

CARREIRO, R. Relatório e Parecer Prévio sobre as Contas do Governo da República: Exercício de 2009. Tribunal de Contas da União. Brasília, p. 106-109. 2010.

CHIAVENETO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10 ed. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

DI PIETRO, M. S. Z. Dirieto Administrativo. 25. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

IÓRIO, M. Teoria Jurídica da Regulação: entre Escolha Pública e Captura. Direito Público, Brasília, v. 16, n. 90, p. 11-37, 2019.

KOLIEB, J. When to Punish, When to Persuade and When to Reward: Strengthening Responsive Regulation with the Regulatory Diamond. Monash University Law Review, p. 136-162, 2015.

LOPES, O. A. Fundamentos da Regulação. Rio de Janeiro: Processo, 2018.

MARX, C. A. Combate à corrupção e aprimoramento da gestão: dualidade do controle interno no Brasil. Revista da CGU, Distrito Federal, v. 8, n. 12, p. 351-371, Junho 2016.

TRINDADE, A. D. C. A Teoria da Regulação Econômica aplicada ao Setor Mineral Brasileiro. Revista de Direito Setorial e Regulatório, Brasília, v. 5, n. 2, p. 53-78, Setembro 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

RORIZ MARQUES CARDOSO, Fernando. CGU além do Comando e Controle: Uma comparação com a Regulação Responsiva. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 150–193, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/37918. Acesso em: 18 abr. 2024.