O processo de produção normativa tributária infralegal como instrumento de intervenção regulatória: mecanismos e impactos

Autores

  • Guilherme Cardoso Leite Advocacia Privada

Palavras-chave:

normas tributárias, processo normativo infralegal, regulação setorial, teoria processual normativa

Resumo

Propósito ”“ Este artigo tem por finalidade porporcionar uma análise inicial do atual ambiente de produção de normas tributárias infralegais no Brasil e perquirir se esses instrumentos normativos, embora objetivem servir como instrumento de regulação setorial, possuem diretrizes extraídas de uma teoria processual que permita tornar claros, simples e confiáveis os seus procedimentos de confecção.

Metodologia/abordagem/design ”“ O texto adota por corte metodológico a edição de normas infralegais pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), considerada a influência regulatória e os reflexos econômicos delas decorrentes. Como linha base, serão adotados pressupostos teóricos da public choice e do public interest, conforme críticas desenvolvidas por Steven P. Croley em trabalho específico, e da análise jurídica da política econômica, conforme trabalhos de Marcus Faro de Castro.

Resultados ”“ As discussões tendentes a instruir uma reforma no sistema tributário brasileiro têm feito emergir preocupações relacionadas à elevada produção de normas infralegais para regular as mais variadas searas, o que implica perda do sentimento de segurança normativa, de clareza e de confiança no ambiente jurídico nacional.

Implicações práticas ”“ O texto serve para contribuir com as discussões que tendem à construção de diretrizes básicas para a produção de normas infralegais tributárias, ou seja, presta-se a servir como linha indicativa, ainda que em formato inicial, de uma teoria processual normativo-regulatória focada no ambiente tributário.

Originalidade/relevância do texto ”“ O artigo fomenta o debate acerca da simplificação do sistema tributário nacional, da transparência e da publicidade nos processos de edição normativa e de participação social na agenda de discussão acerca da definição de políticas públicas tributárias e regulatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Cardoso Leite, Advocacia Privada

Advogado no Pieruccetti, Lima, Figueiredo e Werkema Advogados e no Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. Assessor Judiciário no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Bacharel em Direito pelo UniCEUB e Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.

Referências

ARANHA, M. I. Manual de direito regulatório. 2ª ed., Coleford, UK: Laccademia Publishing, 2014.
ATALIBA, G. Hipótese de incidência tributária. 5ª ed., São Paulo: Malheiros, 1999.
BALTHAZAR, U. C. História do tributo no Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005.
BALEEIRO, A. Limitações constitucionais ao poder de tributar. Rio de Janeiro: Forense, 1974.
CASTRO, M. F. de. Análise jurídica da política econômica. Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central, vol. 3, nº 1, p. 17-71, junho 2009.
_____. Direito, tributação e economia no Brasil: aportes da análise jurídica da política econômica. Revista da PGFN, ano I, nº 2, p. 23-51, jul/dez 2011.
_____. Economic development and the legal foundations of regulation in Brazil. De Gruyter, Law and Development Review, vol. 6, nº 1, p. 61-115, 2013.
CONJUR. Ações da OAB contra julgamentos secretos da Receita ganham reforço, 2014.
CROLEY, S. P. Regulation and Public Interests. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2008.
IBPT. Quantidade de normas editadas no Brasil: 25 anos da Constituição Federal de 1988, 2013. Online: https://www.ibpt.org.br/.
NUSDEO, F. Curso de economia: introdução ao direito econômico. 7ª ed., São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.
OCDE. Economic Surveys: Brazil 2005. Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, 2005.
_____. Reforma Regulatória ”“ Brasil: Fortalecendo a governança para o crescimento em 2007, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, 2007.
_____. Estudos econômicos da OCDE: Brasil 2013. Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, 2013.
SALGADO, L. H. Agências regulatórias na experiência brasileira: um panorama do atual desenho institucional. Rio de Janeiro, Ipea, 2003.
SCHOUERI, L. E. Normas tributárias indutoras e intervenção econômica. Rio de Janeiro, Forense, 2005.
SIMONE, D. C. R. Segurança jurídica e tributação. São Paulo: Quartier Latin, 2011.
TORRES, H. T. Desenvolvimento, meio ambiente e extrafiscalidade no Brasil. Videre. Ano 3, nº 6, p. 11-52, 2011a.
_____. Direito constitucional tributário e segurança jurídica: metódica da segurança jurídica do sistema constitucional tributário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011b.
WORLD BANK. Doing Business 2014: Understanding regulations for small and medium-size enterprises. Washington, DC: World Bank Group, 2013a.
_____. Doing Business 2013: Smarter Regulations for Small and Medium-Size Enterprises. Washington, DC: World Bank Group, 2013b.
_____. Doing Business 2015: Going beyond efficiency. Washington, DC: World Bank Group, 2014.

Downloads

Publicado

2015-05-18

Como Citar

LEITE, Guilherme Cardoso. O processo de produção normativa tributária infralegal como instrumento de intervenção regulatória: mecanismos e impactos. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 211–238, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/19323. Acesso em: 6 maio. 2024.