Competência e Desempenho: Armadilhas da comunicação?

Autores

  • Marília Carvalho Batista CAPES
  • Narciza Damaceno
  • Yeris Gerardo Láscar Alarcón CAPES

Resumo

Este artigo é dedicado ao percurso do conceito de competência e desempenho de Chomsky (1957) a Celce-Murcia (1995), Almeida Filho (2005) e Edcléia Basso (2008). Dentro desta proposta serão destacados os pontos específicos relacionados a cada conceito com a visão de Competência Comunicativa e o ensino de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. O Professor de Língua Estrangeira em Formação 2ª ed.. Campinas: Pontes 2005.
BASSO, Edcléia. As competências na Contemporaneidade e a formação do professor de LE. In: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz; SILVA Kleber Aparecido Perspectivas de Investigação em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2008.
CANALE, Michael. From Communicative Competence to communicative language Pedagogy. Londres: Longman, 1982
CHOMSKY, Noam. Aspectos da Teoria da Sintaxe. Coimbra: Armênio Amado, 1978.
HYMES, Dell. On Communicative Competence. In: Linguistic Background. University of Pennsylvania Press. s/a 1972
KENEDY, Eduardo. Gerativismo. In Manual de linguística. MARTELOTTA, Mario Eduardo. São Paulo: Contexto. 2008
PAULSTON. Christina Bratt. Linguistic and Communicative competence TESOL, 1974

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

BATISTA, Marília Carvalho; DAMACENO, Narciza; LÁSCAR ALARCÓN, Yeris Gerardo. Competência e Desempenho: Armadilhas da comunicação?. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9457. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo