LEGISLADOR E INTÉRPRETE: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DOS MOVIMENTOS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Juliano Bona
  • José Marcelo Freitas de Luna

Resumen

Discussões referentes às relações interculturais vêm ganhando força no espaço escolar nas últimas décadas. Epistemologia intercultural, metodologias, currículo, são algumas das vertentes que se potencializam com estas discussões. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é identificar o papel do professor na construção dos movimentos interculturais na educação. Na análise, resgatamos as histórias de como a diversidade cultural passou a ser observada através de um processo vinculado ao iluminismo e ao processo de racionalização universal, articulado ao processo civilizatório. É na relação, entre metodologias e processos de subjetivação, que tem seu apogeu na figura do professor intérprete, que desenvolvemos nossa análise.

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Publicado

2019-10-29

Cómo citar

BONA, Juliano; LUNA, José Marcelo Freitas de. LEGISLADOR E INTÉRPRETE: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DOS MOVIMENTOS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 30, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10883. Acesso em: 8 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo