A CONTRIBUIÇÃO DA PRAGMÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Keywords:
pragmatics, language teaching, language teaching methodology.Abstract
This study has the purpose of discussing language teaching, enhancing its first moments in history until current methodologies and also the contributions of Pragmatics to make the language learning process more effective and critical. This work highlights language and learning conceptions in different moments throughout the language teaching methodology. Finally, we discuss the pragmatic view of language and language teaching as critical practices which should be more conscious of their social role.
Downloads
References
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 1998.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. ‘Fundamentação e Crítica da Abordagem comunicativa de Ensino de Línguas.’ Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: UNICAMP/FUNCAMP, 1988.
CAVALCANTI, M. C. Interação Leitor-Texto: aspectos da interpretação pragmática. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.
CELIA, M. H. C. ‘Objetivos dos Cursos de Letras para a Formação de Professores de Línguas Estrangeiras no Brasil’ In BOHN, H. e VANDRESSEN, P. (orgs.) Tópicos de Lingüística
Aplicada. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.
FIGUEIREDO, F. J. Q. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. Goiânia: Editora da UFG, 1997.
HYMES, D. H. ‘On communicative competence.’ In: BRUMFIT, C. J. e JOHNSON, K. The communicative approach to language teaching. London: Oxford University Press, 1 979.
LABOV, W. ‘The logic of nonstandard English’. In LABOV, W. Language in the inner city: studies in the black English vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press,
1978, p. 201-240.
MAGALHAES, M. C. C. ‘Pesquisa em formação de educadores: a pragmática como
negociação de sentidos’. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, n.30, p.105-116, 1996.
MEY, J. Whose language? A study in linguistic pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1985.
MESQUITA, D. N. Estágio e Aprendizagem de Inglês na Licenciatura em Letras. 2005. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de Linguistica Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
NUNAN, D. Second Language Teaching & Learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1999.
PINTO, J. P. ‘Pragmática’. In: MUSSALIN, F. e BENTES, A. C. (orgs). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001, V2, p. 47-68.
RAJAGOPALAN, K. ‘O Austin do qual a Lingüística não tomou conhecimento e a Lingüística com a qual Austin sonhou’. Cadernos de Estudos Lingüísticos, n.30, Campinas, 1996, p.57- 70.
SEARLE, J. ‘Reiterating the Differences: a reply do Derrida’. Glyph. Baltimore, Maryland: The Johns Hopkins University Press, 1977. p198-209.
UR, P. ‘English as an international language’. Comunicação apresentada na Décima Convenção Nacional do Braz-Tesol, Brasília, 8 Ã 11 de Julho de 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).