Religión y arte en Jacques Derrida
Acerca de la pintura de Jean-Michel Atlan
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842019e29611Palabras clave:
desconstrução; escrita; religião; pintura; AtlanResumen
O filósofo francês Jacques Derrida foi convidado várias vezes para comentar obras de arte na esfera pública. O artigo analisa um texto publicado por ele em 2001, no catálogo da exposição do pintor franco-argelino Jean-Michel Atlan: Atlan Grand Format, intitulado Da cor à letra. Já que as obras do pintor carregam referências à s religiões pagãs e monoteístas, a reflexão do filósofo procura tematizar o momento da história das religiões e da história da pintura ao qual remetem essas obras: o surgimento simultâneo do monoteísmo e da pintura a partir de uma origem comum, o “deserto no deserto”. Contudo, antes de analisar as obras de Atlan, foi preciso tratar das grandes linhas da teoria da desconstrução, centro do pensamento dele, assim como da sua concepção da religião e da arte. A aventura da différance ou disseminação é o processo que está em obra na desconstrução da linguagem, da religião e da pintura, à procura da origem sem origem, anterior ao logocentrismo, à s religiões e à história da arte, marcados por hierarquizações metafísicas.
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Citas
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DELAIN, Pierre (2011-2017) (Org.). « Derridex (index des mots de l'oeuvre de Jacques Derrida) ». Disponível em https://idixa.net/Pixa/pagixa-0506091008.html. Acesso a partir de 01/07/2019.
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Derechos de autor 2020 Revista Brasileña de Filosofía de la Religión
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