Fenomenologia da facticidade da vida religiosa cristã desde o Novo Testamento: mundo, si-mesmo, temporalidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842015e17374Palavras-chave:
Fenomenologia. Facticidade. Cristianis- mo. Mundo. Si-mesmo. Temporalidade.Resumo
Este artigo propõe uma re exão, desde o pensamento de Heidegger, sobre a fenomenologia da vida religiosa cristã enquanto experiência fática. Primeiramente, o discurso versa sobre a fenomenologia da facticidade da vida. Em segundo lugar, expõe três descobertas hauridas a partir de uma leitura fenomenológica do Novo Testamento, es- pecialmente, de Paulo. A primeira é a de que o mundo, nestes textos, é compreendido em referência ao viver hu- mano fático, e não em sentido cósmico. A segunda é a de que, na vida fática cristã, a experiência da mundanidade se aguça na direção do mundo-próprio, o mundo do si- -mesmo. A terceira é a de que, na vida religiosa cristã, acontece uma transformação da compreensão do tempo, de tempo vulgar, cosmológico, para o tempo existencial, vivido na dinâmica da existência e de suas decisões.
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