Fenomenologia da facticidade da vida religiosa cristã desde o Novo Testamento: mundo, si-mesmo, temporalidade

Autores

  • MARCOS FERNANDES AURÉLIO Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/2358-82842015e17374

Palavras-chave:

Fenomenologia. Facticidade. Cristianis- mo. Mundo. Si-mesmo. Temporalidade.

Resumo

Este artigo propõe uma re exão, desde o pensamento de Heidegger, sobre a fenomenologia da vida religiosa cristã enquanto experiência fática. Primeiramente, o discurso versa sobre a fenomenologia da facticidade da vida. Em segundo lugar, expõe três descobertas hauridas a partir de uma leitura fenomenológica do Novo Testamento, es- pecialmente, de Paulo. A primeira é a de que o mundo, nestes textos, é compreendido em referência ao viver hu- mano fático, e não em sentido cósmico. A segunda é a de que, na vida fática cristã, a experiência da mundanidade se aguça na direção do mundo-próprio, o mundo do si- -mesmo. A terceira é a de que, na vida religiosa cristã, acontece uma transformação da compreensão do tempo, de tempo vulgar, cosmológico, para o tempo existencial, vivido na dinâmica da existência e de suas decisões.

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

AURÉLIO, M. F. (2018). Fenomenologia da facticidade da vida religiosa cristã desde o Novo Testamento: mundo, si-mesmo, temporalidade. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 2(1), 14–34. https://doi.org/10.26512/2358-82842015e17374