Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia

situação atual

Autores

  • Kátia Maria de Carvalho Silva

Palavras-chave:

Sistemas de bibliotecas. Redes de bibliotecas. Bibliotecas públicas. Serviços de biblioteca. Educação. Planejamento. Mediação cultural. Bahia (BA). Brasil.

Resumo

O Projeto de Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia consubstancia os postulados do NATIS em favor da organização de serviços bibliográficos em geral para a população, em todos os níveis, como básicos para o desenvolvimento nacional. Analisa a precariedade e os problemas das bibliotecas brasileiras, arrola os objetivos do Sistema baiano, aponta as diretrizes adotadas na sua implantação cuja função é de integrar a biblioteca no próprio planejamento educacional. Considera, em face do elevado grau de analfabetismo, mais importante que a criação de novas bibliotecas, o preparo da população para recebê-las mediante um programa de caixas-estantes; conjugando e articulando atividades integradas de bibliotecas públicas e escolares (localizadas nas escolas mas abertas à população); 10 carros-bibliotecas, horas do conto; marionetes, músicas folclóricas e populares, etc. Propõe estrutura descentralizada a nível regional para a expansão do sistema no Interior da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

1979-07-01

Como Citar

Silva, K. M. de C. (1979). Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia: situação atual . Revista De Biblioteconomia De Brasília, 7(2), 174–185. Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/29137

Edição

Secção

Artigos