A biblioteca escolar e a atual pedagogia brasileira
Palavras-chave:
Bibliotecas escolares. Bibliotecários escolares. Educação. Aprendizagem. Estudantes. Professores. Brasil.Resumo
Estando superado o conceito tradicional de que a biblioteca escolar seria um depósito de livros para suplementar o programa de estudos, sua função passa a ser a de um centro de informação e cultura, onde se inclui o processamento e a utilização dos mais diversos tipos de documentos e recursos audiovisuais. Essa nova função, no entanto, ainda é ignorada no Brasil, estando muitas bibliotecas escolares, das poucas que existem, funcionando de maneira precária. Para que a biblioteca escolar se integre no ensino preconizado pela nova pedagogia, o bibliotecário deverá transformar-se num verdadeiro especialista da pedagogia da pesquisa e da leitura e capaz de se entrosar e colaborar com os diferentes especialistas da Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1973 Revista de Biblioteconomia de Brasília
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.