A biblioteca escolar e a atual pedagogia brasileira

Autores/as

  • Inácia Rodrigues dos Santos

Palabras clave:

Bibliotecas escolares. Bibliotecários escolares. Educação. Aprendizagem. Estudantes. Professores. Brasil.

Resumen

Estando superado o conceito tradicional de que a biblioteca escolar seria um depósito de livros para suplementar o programa de estudos, sua função passa a ser a de um centro de informação e cultura, onde se inclui o processamento e a utilização dos mais diversos tipos de documentos e recursos audiovisuais. Essa nova função, no entanto, ainda é ignorada no Brasil, estando muitas bibliotecas escolares, das poucas que existem, funcionando de maneira precária. Para que a biblioteca escolar se integre no ensino preconizado pela nova pedagogia, o bibliotecário deverá transfor­mar-se num verdadeiro especialista da pedagogia da pesquisa e da leitura e capaz de se entrosar e colaborar com os diferentes especialistas da Educação.

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Publicado

1973-07-01

Cómo citar

Santos, I. R. dos. (1973). A biblioteca escolar e a atual pedagogia brasileira. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 1(2), 145–149. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/23793