Inteligência competitiva na cadeia têxtil
Mots-clés :
Inteligência competitiva. Informação para negócios. Gestão do conhecimento. Planejamento estratégico. Ambiente organizacional. Monitoramento ambiental.Résumé
Objetiva apresentar um método para a definição de estratégias de negócio, a partir da articulação da sistemática de inteligência competitiva com a criação de redes internas de conhecimento, que atuem no sentido de aumentar a eficácia dos processos de planejamento estratégico. A metodologia adotada contemplou: 1) revisão bibliográfica sobre as diversas escolas de Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva; 2) estudo das interfaces conceituais entre Planejamento Estratégico, IC e Gestão do Conhecimento; 3) caracterização do contexto de aplicação - organização de educação profissional, com atuação em âmbito nacional; 4) proposição de uma sistemática para a definição de estratégias de negócios para atendimento à empresas da cadeia produtiva têxtil. A experiência piloto, ainda em curso, parte da utilização de inteligência competitiva e de redes de conhecimento para a definição de estratégias de negócio em uma organização de educação profissional, com atuação em âmbito nacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Biblioteconomia de Brasília 2000
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.