Inteligência competitiva na cadeia têxtil
Palavras-chave:
Inteligência competitiva. Informação para negócios. Gestão do conhecimento. Planejamento estratégico. Ambiente organizacional. Monitoramento ambiental.Resumo
Objetiva apresentar um método para a definição de estratégias de negócio, a partir da articulação da sistemática de inteligência competitiva com a criação de redes internas de conhecimento, que atuem no sentido de aumentar a eficácia dos processos de planejamento estratégico. A metodologia adotada contemplou: 1) revisão bibliográfica sobre as diversas escolas de Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva; 2) estudo das interfaces conceituais entre Planejamento Estratégico, IC e Gestão do Conhecimento; 3) caracterização do contexto de aplicação - organização de educação profissional, com atuação em âmbito nacional; 4) proposição de uma sistemática para a definição de estratégias de negócios para atendimento à empresas da cadeia produtiva têxtil. A experiência piloto, ainda em curso, parte da utilização de inteligência competitiva e de redes de conhecimento para a definição de estratégias de negócio em uma organização de educação profissional, com atuação em âmbito nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Revista de Biblioteconomia de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.