Inteligência competitiva na cadeia têxtil

Autores

  • Daniel Roedel

Palavras-chave:

Inteligência competitiva. Informação para negócios. Gestão do conhecimento. Planejamento estratégico. Ambiente organizacional. Monitoramento ambiental.

Resumo

Objetiva apresentar um método para a definição de estratégias de negócio, a partir da articulação da sistemática de inteligência competitiva com a criação de redes internas de conhecimento, que atuem no sentido de aumentar a eficácia dos processos de planejamento estratégico. A metodologia adotada contemplou: 1) revisão bibliográfica sobre as diversas escolas de Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva; 2) estudo das interfaces conceituais entre Planejamento Estratégico, IC e Gestão do Conhecimento; 3) caracterização do contexto de aplicação - organização de educação profissional, com atuação em âmbito nacional; 4) proposição de uma sistemática para a definição de estratégias de negócios para atendimento à empresas da cadeia produtiva têxtil. A experiência piloto, ainda em curso, parte da utilização de inteligência competitiva e de redes de conhecimento para a definição de estratégias de negócio em uma organização de educação profissional, com atuação em âmbito nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2000-07-01

Como Citar

Roedel, D. (2000). Inteligência competitiva na cadeia têxtil . Revista De Biblioteconomia De Brasília, 24(4), 559–564. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/45770

Edição

Seção

Comunicações