CONSELHO NACIONAL DE BIOÉTICA ”“ A INICIATIVA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v1i4.8093Palabras clave:
Brasil. Conselho Nacional de Bioética. Bioética. Estado. Projeto de Lei.Resumen
O artigo faz uma análise crítica dos principais aspectos que envolveram a construção do projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo para a criação do Conselho Nacional de Bioética no Brasil (CNBioética), encaminhado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional em outubro de 2005. Discute os pontos fundamentais do projeto, resgata as discussões que permearam o processo de sua elaboração, assim como revela as estratégias adotadas para o envolvimento de parceiros institucionais e da sociedade civil para a obtenção de uma proposta de- mocraticamente construída. Como contribuição ao processo legislativo que agora se inicia, destaca as mudanças significativas ocorridas no texto do anteprojeto ao registrar os elementos de sustentabilidade e credibilidade do Conselho que se perderam em sua apresentação como Projeto de Lei, além de recuperar a matéria que foi retirada do texto e que deverá ser revista para a etapa de regulamentação da lei.
Descargas
Citas
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistematização das contribuições da consulta pública sobre a proposta de anteprojeto de lei ordinária para a criação do Conselho Nacional de Bioética. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Documento técnico, mímeo. Brasília, 2004.
FERNANDES JÚNIOR, H. Bioética e comissões nacionais no Estado Brasileiro. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
”“ área de concentração em Bioética, Universidade de Brasília, 2002 (orientação: prof. Volnei Garrafa).
GARRAFA, V. Texto de apoio para a consulta pública do anteprojeto de lei para criação do Conselho Nacional de Bioética. Sociedade Brasileira de Bioética, documento técnico, mimeo. Brasília, 2004.
TAPAJÓS, AM. Contribuições à s discussões para uma Comissão Nacional de Bioética no Brasil. Sociedade Brasileira de Bioética, documento técnico, mimeo. Brasília, 2004.
UNESCO. Universal Declaration on Bioethics and Human Rights. Paris: 2005. Aces- sível no site: http://www.unesco.org