A humanização na saúde: estratégia de marketing? A visão do enfermeiro

Autores/as

  • Lucília Nunes Conselho Jurisdicional

Palabras clave:

Humanização. Interdependência. Reconhecimento do outro. Marketing. Responsabilidade coletiva.

Resumen

Dividido em três partes, este trabalho discute a humanização sob o prisma do olhar do enfermeiro, discutindo questões relativas às estratégias de marketing. Ao discorrer sobre a humanização, aborda questões como a defesa da vida humana e o desenvolvimento integral dos seres humanos, sejam saudáveis ou doentes. Propõe que humanizar é assegurar as condições do exercício dos profissionais e as premissas para a ação dos cuidadores, criando um espaço físico esteticamente agradável, confortável, funcional e seguro, mas, sobretudo, desenvolvendo na equipe de profissionais uma cultura de humanização, a partir de processos de trabalho nos quais o cuidado com o outro seja prioridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucília Nunes, Conselho Jurisdicional

Ordem dos Enfermeiros, Lisboa, Portugal.

Citas

Dilthey, W. The hermeneutics of the human sciences. In: Vollmer, KM. (org.) Hermeneutics reader. New York: Continuum, 1988.

Husserl, E. Conferências de Paris. Lisboa: Edições 70, 1992.

Walzer, M. Spheres of justice: a defense of pluralism and equality. New York: Basic Books, 1984. p. 3.

Collière, F. Promover a vida: da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. Lisboa: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, 1989.

Gadamer, H-G. O mistério da saúde. O cuidado da saúde e a arte da medicina. Lisboa: Edições 70, 1997. pp.39-40.

Habermas, J. Comentários à ética do discurso. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. p. 221.

McCarthy, J & Perreault, WD. Essentials of marketing. McGraw-Hill College, 2005.

Chartered Institute of Marketing do Reino Unido.The Charter 2001. Em http://www.cim.co.uk/cim/abo/html/cover.cfm Acesso em: 08/1/2007.

Ribeiro, OP. Marketing e comunicação: inovação conceptual na gestão de serviços de saúde. p. 224.

Kotler, P & Zaltman, G. Social marketing: an approach to planned social change. Journal of Marketing, 35, July 1971. pp. 3-12.

Schiavo, MR. Conceito & Evolução do Marketing. Em http://www.socialtec.org.br/artigos/colaboradores.htm#marcio. Acesso em: 8/1/2007.

Wasek, GK. Aplicação do marketing social na Saúde Pública - Uma Perspectiva do marketing. Harvard: Escola de Saúde Pública de Harvard e John Snow, Inc, 2004. Disponível em http://www.socialtec.org.br/Downloads/ Saude/GlennWasek_MSnaSaudePublica.doc

Germano, A et al. Código deontológico do enfermeiro: anotações e comentários. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros, 2003.

Portugal. Diário da República.Decreto-Lei no 104/98 de 21 de Abril de 1998. Código Deontológico do Enfermeiro.

Cómo citar

Nunes, L. (2006). A humanização na saúde: estratégia de marketing? A visão do enfermeiro. Revista Brasileira De Bioética, 2(3), 313–327. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/7987

Número

Sección

Artigos Especiais