Humanização no atendimento no novo Intituto Médico Legal de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25199Palabras clave:
Humanização. Morte. Vulnerabilidade. Relação Familiar. Luto.Resumen
Desde 1975 o Instituto Médico Legal presta vários serviços ao público. Muitas pessoas com o emocional fragilizado precisam do IML para dar seguimento nos trâmites legais quando seus entes queridos morrem. Outros são as próprias vítimas da violência urbana e necessitam realizar exames e serem confortadas numa hora difícil. O novo IML de Curitiba ”“ PR tem uma estrutura funcional pensada na humanização do atendimento a quem precise. Objetivo: Esse trabalho visa elencar as inovações trazidas pela nova estrutura do IML que possibilitaram um melhor ambiente aos usuários, humanização do atendimento e respeito aos direitos humanos em um cenário desafiador. Método: Análise reflexiva a partir do projeto arquitetônico, diálogo com os funcionários e visitas ao estabelecimento. Correlação deste projeto e suas interferências no trabalho dos profissionais de saúde e usuários, interpretando a influência das alterações arquitetônicas com a dinâmica do ambiente.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Ambiência. Brasília; 2006.
SCHILLER F. Cartas sobre a educação estética da humanidade. São Paulo: E.P.U; 1991.8. Ciaco RJAS. A arquitetura no processo de humanização dos ambientes hospitalares [dissertação]. São Carlos (SP): Escola de Engenharia de São Carlos; 2010.
TOLEDO LCDM. Humanização do edifício hospitalar: um tema em aberto. In: Duarte CR, Rheingantz PA, Azevedo G, Bronstein L, organizadores. O lugar do Projeto. Rio de Janeiro: Contra Capa; 2007. p. 436-46.
SANÉ P. Aplicación de la declaración universal sobre bioética y derechos humanos. Rev Bras Bioética. 2006; 2(4):437-42.
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Declaração universal sobre bioética e direitos humanos. Paris: Unesco; 2005