Engelhardt e a Saúde Pública: Cobertura ou acesso universal?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26500Keywords:
Engelhardt. Saúde pública. Recursos. Bioética.Abstract
Engelhardt é um importante autor da bioética, principalmente em virtude de suas ideias sobre a autonomia/consentimento dos indivíduos, os amigos morais e o conceito de comunidades. Porém, foi no campo da saúde pública que este autor causou grande repercussão ao defender a cobertura universal de saúde. Segundo esta ideia, cada indivíduo teria acesso ao tipo de atendimento em saúde proporcional ao que pudesse ou quisesse comprar(1). Por outro lado, no âmbito de um sistema de saúde de acesso universal, como é o Sistema Único de Saúde (SUS), é importante conciliar a escassez de recursos públicos e a oferta de saúde gratuita, e esta dificuldade vem valorizando paulatinamente as ideias de Engelhardt. Desta maneira este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o pensamento de Engelhardt sobre a saúde pública e tentar apontar como tais ideias tem motivado as propostas de mudança do sistema de saúde público brasileiro. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica em bancos de dados e bibliotecas virtuais; de artigos publicados na íntegra e de livros da área da Bioética nos idiomas português e inglês.
Downloads
References
ENGELHARDT HT. Fundamentos da Bioética. 5a edição. Edições Loyola; 1996. 518 p.
ENGELHARDT HT. Bioética Global. Paulinas Editora; 2012. 493 p.
ENGELHARDT HT, RIE MA. Intensive care units, scarce resources, and conflicting principles of justice. Jama. 1986;255(9):1159”“64.
LORENZO, C. (2006). Vulnerabilidade em saúde pública: implicações para as políticas públicas. Revista Brasileira de Bioética. 2006; 2(3): 299-312.