Deslocados forçados no contexto da “crise dos refugiados”: diálogos do direito internacional com a bioética
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26354Keywords:
Migrantes. Deslocados forçados. Refugiados. Discriminação. Bioética.Abstract
A mobilidade humana é um fenômeno complexo que, embora não desconhecido pela humanidade, sofre na atualidade uma intensificação e afeta muitos Estados no mundo1. Está relacionado com saúde, meio ambiente, economia, conflitos armados, e à segurança humana como um todo. É necessária uma compreensão global e junção de esforços, focado fortemente nos Direitos Humanos. Independente do status migratório-legal, todo ser humano deslocado à força é merecedor de tratamento digno, em igualdade de condições com nacionais, sem limitações de seu direito à vida. Método: Pesquisa bibliográfica dos conceitos do Direito Internacional dos Refugiados e da Bioética. Seguida de uma análise documental comparativa do Relatório do Comitê Internacional de Bioética (SHS/YES/IBC-24/17/2 REV.2, para tratar da “Resposta Bioética à situação dos Refugiados”, de autoria do Comitê de Internacional Bioética (CIB) da UNESCO2 com a Declaração de Nova York para os Refugiados e Migrantes.
Downloads
References
HOLLENBACH, D.(2016). Borders and Duties to the Displaced: Ethical Perspectives on the Refugee Protection Systems. Journal on Migration and Human Security, 4, pp.148-165.
UNESCO, International Bioethics Comitee - Report of the IBC on the Bioethical Response to the situation of Refugee. (2017) Disponível em: <http://www.unesco.org/new/en/social-and-humansciences/themes/bioethics/international-bioethicscommittee/reports-and-advices/>.
UNHCR, Agencia de la ONU para los Refugiados. Declaração de Nova York para os Refugiados e os Migrantes. (2016) disponível em: <http://www.acnur.org/declaracion-de-nueva-york-sobrerefugiados-y-migrantes.html>.
UNESCO, Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos (2005) Disponível em: <http://doc.google.com/viewerng/viewer?url=http://bioetica.catedraunesco.unb.br/wpcontent/uploads/2015/05/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-sobre-Bio%C3%A9tica-e-Direitos-Humanos.pdf>.