Aborto: uma questão de gênero

Authors

  • María Clara Conrado de Niemeyer Soares Carneiro Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26301

Keywords:

Aborto. Gênero. Bioética. Política. Direitos sexuais e reprodutivos.

Abstract

Quando o tema do aborto é disposto em diferentes meios sociais, percebe-se que há impressões que estão intrinsicamente ligadas à sua proposição. Por exemplo, o aborto como um debate relativo ao início da vida, embora a discussão seja sobre um fim em concreto de uma possível vida que detém mera expectativa de existir. Ou mesmo o aborto como um aparato médico ou jurídico, isto é, uma problemática de saúde pública ou de direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Contudo, o aborto não costuma ser tratado como uma divergência política entre agentes sociais com objetivos e anseios distintos, assentada sobre os estudos de gênero. Essa mudança de lócus de entendimento é proposta em consonância aos conhecimentos bioéticos, em virtude dos movimentos sociais feministas em função da legalização do aborto no Brasil, em discussão no Supremo Tribunal Federal. Além disso, o trabalho propõe uma reflexão quanto à viabilidade de se pensar o aborto sob uma outra orientação de produção científica, em contraste com a hegemônica, numa sociedade patriarcal que nos socializa numa racionalidade machista de domínio do corpo da mulher. Sob esta égide, o aborto é encarado como uma questão de gênero e sua legalização como uma questão de tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

María Clara Conrado de Niemeyer Soares Carneiro Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro


Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

References

DIAS, Maria Clara. Bioética: fundamentos teóricos e aplicações. 1 ed. Appris. Curitiba. 2017.

DINIZ, Debora. Quem Autoriza o Aborto Seletivo no Brasil? Mèdicos, Promotores e Juízes em Cena. Revista Saúde Coletiva, 13(2), pp. 13-34, Rio de Janeiro, 2010.

DINIZ, Debora; MEDEIROS, Marcelo. Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15 (Supli. 1), pp. 959-966, 2010.

KOTTOW, Miguel. A bioética do início da vida. In: SCHRAM, Fermin Roland e BRAZ, Marlene, orgs. Bioética e saúde: novos tempos para mulheres e crianças?. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, Coleção Criança, Mulher e Saúde, pp. 19-38, 2005.

SANDI, Stella de Faro; BRAZ, Marlene. As mulheres brasileiras e o aborto: uma abordagem bioético na saúde pública. Revista Bioética 18 (1), pp. 131-153, 2010.

Published

2019-04-12

How to Cite

Chaves, M. C. C. de N. S. C. (2019). Aborto: uma questão de gênero. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 150. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26301