PRESENÇA FEMININA NA ATIVIDADE VOLUNTÁRIA: UMA LEITURA A PARTIR DA BIOÉTICA

Autores

  • Lucilda Selli Universidade do Vale dos Sinos
  • Volnei Garrafa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v1i1.8055

Palavras-chave:

Feminino. Voluntariado. Solidariedade. Bioética.

Resumo

O artigo trata do significado atribuído à presença feminina majoritária em associações voluntárias. Esta é uma das temáticas que emergiu de pesquisa de doutorado, que teve como objetivo conhecer as motivações para o exercício do voluntariado e propor a solidariedade crítica como valor no campo da bioética e referência aos que exercem a atividade voluntária. A atividade voluntária como alvo que especifica uma atividade eminentemente feminina, tem a ver com as construções de voluntariado que pautaram a história. O enfrentamento e a desconstrução da visão e do papel assistencial atribuído ao voluntariado e a introdução do modelo orgânico de voluntariado implicam o reconhecimento da atividade voluntária no seu papel social, independente do sujeito, masculino ou feminino, que o pratica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilda Selli, Universidade do Vale dos Sinos

UNISINOS, São Leopoldo/RS, Brasil.

Referências

BAVARESCO, S. M. R. O discurso sobre o voluntariado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos ”“ UNISINOS. Cadernos IHU idéias, ano 2, n. 26, 2004.

BOBBIO, N. et al. Dicionário de política. Brasília, Editora UnB, 7 . ed., 1995, vols. I e II. BRASIL. Ministério da Saúde / Instituto Nacional do Câncer. Relatório de atividades. Rio de Janeiro, 1999.

CARSE, A.L.; NELSON, H.L. Reabilitating care. In: DONCHIN, A.; PURDY, L.M. (ed.). Recent Embodying Feminist Bioethics Advances. Boston, Rowman & Littlefield Publishers, 1999.

GARRAFA, V. Radiografia bioética de um país / Brasil ”“ A bioethical radiograph of Brazil. Acta Bioethica. Organización Panamericana de la Salud-OPAS/OMS; Santiago, Chile, 6 (1):165-181, 2000.

______. O Brasil deve buscar respostas bioéticas próprias. In: Radis; Rio de Janeiro, FIOCRUZ, no 24,: 32-33, agosto 2004.

GONÇALVES, E. H. Desconstruindo o preconceito em torno do HIV/Aids na perspectiva da bioética de intervenção. Tese de Doutorado em Ciências da Saúde ”“ área de concentração em Bioética. Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

KUHSE, H. The slumbering giant. In: KUHSE, H. Caring: nurses, women and ethics. Oxford, Blackwell Publishers, 1997.

MAIA, M. Jornal do Conselho Regional de Serviço Social. 1o Região, no 54 - Porto Alegre, Março, 2000.

MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro, HUCITEC/ABRASCO, 1996.

NODDING, N. Uma abordagem feminina à ética e à educação moral. O Cuidado. São Leopoldo, Unisinos, 2003.

ROSALDO, M. Z.; LAMPHERE, L. Introdução. In: ROSALDO, M.Z.; LAMPHERE, L. (Orgs.) Mulher, cultura e sociedade. São Paulo, Paz e Terra, 1979.

SELLI, L. Bioética, Solidariedade critica e voluntariado orgânico. Tese de Doutorado em Ciências da Saúde ”“ área de concentração em Bioética. Universidade de Brasília, Brasília, 2001.

SELLI, L. & Garrafa, V. Bioética, solidariedade crítica e voluntariado orgânico. Revista de Saúde Pública, São Paulo/SP, v. 39, 2005, no prelo.

Downloads

Como Citar

Selli, L., & Garrafa, V. (2005). PRESENÇA FEMININA NA ATIVIDADE VOLUNTÁRIA: UMA LEITURA A PARTIR DA BIOÉTICA. Revista Brasileira De Bioética, 1(1), 80–90. https://doi.org/10.26512/rbb.v1i1.8055

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>