Família homoafetiva, entre o afeto e os desafetos sociais: uma questão bioética
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v16.2020.35312Palavras-chave:
Homoafetividade, Relações Familiares, Bioética, PreconceitoResumo
Esta pesquisa objetivou descrever como ocorrem as práticas discriminatórias contra casais com configuração familiar homoafetiva e, em uma perspectiva bioética, refletir sobre as questões morais presentes neste contexto. O método utilizado é de natureza qualitativa, de campo e exploratória. Utilizou um questionário para realizar entrevistas, com uso de roteiro semiestruturado. Para a identificação dos casais utilizou-se a técnica “Snowball”, conhecida no Brasil como amostragem em bola de neve, que se utiliza de informantes-chaves, o que culminou em quatro famílias homoafetivas Os resultados demonstraram a presença de preconceito, exclusão, violência e direitos negados por força do rompimento com o padrão normativo vigente na sociedade, e que a família está em situação de vulnerabilidade moral.
Downloads
Referências
Carrieri AP, Aguiar ARC, Diniz APR. Reflexões sobre o indivíduo desejante e o sofrimento no trabalho: o assédio moral, a violência simbólica e o movimento homossexual. Cad. Ebape.BR (online) 2013; 11(1): 165-180. Acessível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512013000100011&lng=en&nrm=iso
Coelho MS. Os Direitos Humanos e a Bioética. Publica Direito 2007; SI. Acessível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=b7d35509ab19d0cd.
Coitinho Filho, RA. O lugar do afeto na produção do "homoafetivo": sobre aproximações ao familismo e à aceitabilidade moral. Rev. Ártemis 2015; 19(1):168-178. Acessível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/viewFile/26212/14106.
Dias MB. Manual de Direito das Famílias. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais; 2010: 42.
Dias, MB. União Homoafetiva: O preconceito & a justiça. 4. ed. São Paulo: Revista dos tribunais; 2009: 41.
Garrafa V. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Rév bioét. (Impr.) 2005; 13(1): 125-134. Acessível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/97/102
Garrafa V. Inclusão Social no contexto político da Bioética. Rev. Bras. Bioét 2005; 1(2): 122-132. Acessível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/8066
Goffman E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 1988. Acessível em: http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201702/20170214-114707-001.pdf
Hossne WS. Dos referenciais da bioética: a equidade. Bioethikos (Online) 2009; 3(2): 211-216. Acessível em: https://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/71/211-216.pdf.
Hossne WS. Bioética – princípios ou referenciais? Mundo saúde (Impr.) 2006; 30 (4): 673-676. Acessível em: https://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/41/20_bioetica_principio.pdf.
Hossne WS. Dos referenciais da Bioética – a vulnerabilidade. Bioethikos (Online) 2009; 1(68): 41-51. Acessível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/68/41a51.pdf.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores. Rio de Janeiro: IBGE; 2010.
Louro GL. Heteronormatividade e Homofobia. In: Junqueira RD. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre homofobia nas escolas. Brasília: MEC/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; 2009.
Pocahy FA, Nardi HC. Saindo do armário e entrando em cena: juventudes, sexualidades e vulnerabilidade social. Rev. Estud. Fem. (online) 2007; 15(1): 45-66. Acessível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2007000100004.
Sanches MA, Mannes M, Cunha TR. Vulnerabilidade moral: leitura das exclusões no contexto da bioética. Rev. Bioét. 2018; 26(1):39-46. Acessível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422018000100039&lng=en.
Schramm FR, Kottow M. Principios bioéticos en salud pública: limitaciones y propuestas. Cad. Saúde Pública. 2001; 4(17): 949-956.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Bioética
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.