Você tem medo de que? Evolução Biológica, Medo e Sociedade

Autores

  • Nilda Maria Diniz Rojas Universidade de Brasília
  • Nilza Maria Diniz Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26842

Palavras-chave:

Fobia. Medo. Evolução biológica. Democracia. Soberaníssimos. Alteridade.

Resumo

As emoções são formas de expressão resultantes da interação com o mundo, e segundo Darwin (1872), teriam evoluído e se fixado por serem adaptativas, (vantajosas). Expressões faciais humanas são capazes de expressar as emoções, e seis delas foram consideras inatas, as emoções básicas Alegria, Medo, Nojo, Raiva, Surpresa e Tristeza. Medo é uma destas emoções, cujas expressões facial e comportamental revelam que é uma experiência complexa, subjetiva, resultante de mudanças biológicas e fisiológico-comportamentais provocadas pela presença de algo que a provoca. Interações e sentimentos cotidianos, ameaças concretas e pensamentos imaginários ativam o sistema nervoso central resultando nos comportamentos que propiciam melhor interação com o ambiente. O medo tem função biológica, é adaptativo, pode aumentar as chances de sobrevivência a inimigos (predadores ou competidores, por exemplo). O agente seletivo, neste caso, não é a temperatura, a umidade ou a pressão do ambiente, mas o outro, que pode ser de outra espécie, no caso da predação, ou da mesma espécie, um competidor por mesmo recurso, o outro pode ser o agente de estresse ambiental, a ameaça. O processo é mediado pelo sistema nervoso central em animais, que permite a interação e entendimento do ambiente externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Maria Diniz Rojas, Universidade de Brasília


Professora Adjunta do Departamento de Genética ”“ Universidade de Brasília - (DF) - Brasil. 

Nilza Maria Diniz, Universidade Estadual de Londrina


Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Paraná - Brasil. 

Referências

C. Darwin, John Murray, Albemarle Street (1872).

E. LEVINAS, Vozes, 1997. Apud F.R. Schramm & M. Braz (organizadores). Editora Fiocruz; 2005. 276 pp. ISBN: 85-89697-02-9.

F. R. Schramm, Revista - Centro Universitário São Camilo 4 (2):189-197 (2010).

M. Sheehan, J. Med. Ethics. 42, 01 (2016).

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Rojas, N. M. D., & Diniz, N. M. (2019). Você tem medo de que? Evolução Biológica, Medo e Sociedade. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 166. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26842

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)