Relacionalidade como condição necessária da identidade humana: perspectiva crítica de bioética

Autores

  • Maria Emilia de Oliveira Schpalli Silva Comissão de Bioética da CNBB
  • Márcio Fabri dos Anjos Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26829

Palavras-chave:

Relacionalidade. Bioética. Responsabilidade. Identidade humana.

Resumo

Somos seres relacionais e, como tal, interdependentes. Nascemos e sobrevivemos através de relações, de onde decorrem exigências éticas. O conceito de relacionalidade será aqui entendido como a condição humana de interagir com o outro, identificando-o como um semelhante; portanto diz respeito à alteridade e engloba necessariamente a empatia. O trabalho propõe-se, explorando as teorias da epigenética, a avaliar o alcance da natureza biológica do ser humano como ser relacional, e a relacionalidade como condição necessária para a conservação da identidade humana. Método: Consiste em estudo bibliográfico hermenêutico argumentativo em torno da concepção de Maturana acerca da identidade humana com os decorrentes desdobramentos para a reflexão bioética norteada pelo princípio da responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Emilia de Oliveira Schpalli Silva, Comissão de Bioética da CNBB


Doutora em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo (SP). Especialista em Coloproctologia pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduada em Teologia pela PUC-Campinas. Membro da Comissão de Bioética da CNBB, médica, Brasil.

Márcio Fabri dos Anjos, Centro Universitário São Camilo


Doutor em Teologia, professor no ITESP, São Paulo. Coordenador do programa de doutorado em Bioética no Centro Univiversitário São Camilo. Secretário da Sociedade Brasileira de Bioética. Membro da Câmara de Bioética do Conselho de Medicina do Estado de S. Paulo. Brasil.

Referências

MATURANA, H. El sentido de lo humano. 8ª ed. Chile: Domen Ediciones, 1996. 315p.

MATURANA, H; REZEPKA, S. N. Formação humana e capacitação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. 86p.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. As bases biológicas do entendimento humano. São Paulo: Workshopsy - Livraria, Editora e Promotora de Eventos, 1995, 281p.

SCHLICHTING, H. A.. A biologia do amor e a biologia do conhecimento de Humberto Maturana: contribuição à formação de professores e à educação ambiental. 2007. 133p. Dissertação de Mestrado em Educação ”“ Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2007.

Silva, M.E.O.S. Autonomia e relacionalidade na ética da reprodução humana: perspectivas críticas de bioética. 2017. 264f. Tese (Doutorado em Bioética) ”“ Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017a.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Silva, M. E. de O. S., & Anjos, M. F. dos. (2019). Relacionalidade como condição necessária da identidade humana: perspectiva crítica de bioética. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 151. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26829

Edição

Seção

Suplemento