Direitos e saúde reprodutiva de mulheres indígenas brasileiras: controle de natalidade e pluralismo

Autores

  • Marianna Assunção Figueiredo Holanda Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26451

Palavras-chave:

Mulheres indígenas. Pluralismo bioético. Direitos humanos. Direitos reprodutivos. Bioética feminista.

Resumo

Como a noção de direitos reprodutivos ”“ desde uma perspectiva de direitos humanos ligados à superação das desigualdades de gênero, classe, raça e etnia ”“ poderia dialogar com organizações sociopolíticas e de parentesco nas quais o corpo humano não é apenas individual mas compõe um povo/território. Algumas etnografias têm apontado para o desencontro entre a noção de “corpo” ”“ individualizada pela biomedicina e pelo feminismo hegemônico/branco ”“ que não permite compreender como as mulheres indígenas pensam a concepção e o controle de natalidade. Contudo, para além dos anseios e dilemas individuais, das negociações familiares e sociais que envolvem uma gestação, temos registrado uma intromissão cada vez mais institucionalizada do Estado no direito reprodutivo das mulheres brasileiras em geral, e das mulheres indígenas em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianna Assunção Figueiredo Holanda, Universidade de Brasília


Professora Adjunta ”“ Programa de Pós-graduação em Bioética - Universidade de Brasília-DF. 

Referências

A. Sacchi, M. Gramkow. Gênero e Povos Indígenas. Rio de Janeiro, Brasília: Museu do Ãndio/ GIZ /FUNAI, (2012).

C. Coimbra Jr., L. Garnelo. Questões de saúde reprodutiva das mulheres indígenas no Brasil. Centro de Estudos em Saúde do Ãndio de Rondônia (CESIR) Universidade Federal de Rondônia, (2002).

D. L. Hodgson. “These are not our priorities”: Maasai Women, Human Rigths, and the Problem of Culture. Philadelphia: U. Penn Press, (2011).

M. Lugones. Colonialidad y Género. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 73-101, julio-diciembre (2008).

R. L. Segato. Antropologia e Direitos Humanos: Alteridade e Ética no movimento de expansão dos direitos universais. Mana vol.12 no.1 Rio de Janeiro Apr. (2006).

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Holanda, M. A. F. (2019). Direitos e saúde reprodutiva de mulheres indígenas brasileiras: controle de natalidade e pluralismo. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 156. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26451

Edição

Seção

Suplemento