A Bioética Social como ferramenta contra o trabalho em condições análogas a de escravo

Autores

  • Sheila Alves Ferreira Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26293

Palavras-chave:

Bioética social. Bioética de proteção. Bioética de intervenção. Trabalho em condições análogas a de escravo. Vulnerabilidade.

Resumo

A escravidão, no Brasil, existiu na época em que o país era colônia portuguesa, e sua abolição caminhou por um processo lento e gradual, culminando na Lei Áurea, que a extinguiu por completo. Contudo, atualmente, a sociedade enfrenta uma situação em que o trabalhador é colocado em condição análoga à escravidão. Com a falta de empregos, a população mais carente, sem qualificação profissional, acaba se sujeitando às exigências dos patrões, que desrespeitam os dispositivos legais e ferem a dignidade da pessoa humana, protegida pela Constituição Federal de 19881. Muitos trabalhadores inseridos nessa situação sequer percebem que estão sendo explorados, acreditando que as condições oferecidas são legais e adequadas. São submetidos a trabalhos forçados ou jornadas exaustivas, e a condições degradantes de trabalho, restrição de sua locomoção e retenção no local de trabalho, que é crime tipificado pelo artigo 149, do Código Penal Brasileiro2. Nessa situação, o trabalhador perde, além de sua dignidade, sua autonomia, e torna-se vulnerável, sujeito aos abusos do empregador, que se aproveita de sua posição superior para obter força de trabalho, muitas vezes em troca apenas de subsistência, ou seja, comida e abrigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Alves Ferreira, Universidade do Vale do Sapucaí


Discente do Mestrado em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí -Univás/ Brasil. 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 28 nov. 2017.

BRASIL. Código Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 28 nov. 2017.

GARRAFA, Volnei. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Revista Bioética. 2005. nº 1. vol. 13. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/97/102>. Acesso em: 28 nov. 2017.

JUCÁ, Roberta Laena Costa; ANDRADE, Denise Almeida de. Da bioética principialista à bioética social: estudo de cases da prática da eutanásia no Brasil. In: Congresso Nacional do CONPEDI, 2009. São Paulo ”“ SP. Anais XVIII. nov. 2009. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/sao_paulo/2923.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2017.

Observatório Digital de Trabalho Escravo. Disponível em: <https://observatorioescravo.mpt.mp.br>. Acesso em: 17 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Ferreira, S. A. (2019). A Bioética Social como ferramenta contra o trabalho em condições análogas a de escravo. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 115. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26293

Edição

Seção

Suplemento