A influência da moralidade dos profissionais de saúde na qualidade do atendimento aos pacientes que tentaram suicídio: uma análise na perspectiva da bioética de proteção

Autores

  • Luana Lima Santos Cardoso Universidade de Brasília
  • Wanderson Flor do Nascimento Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25742

Palavras-chave:

Suicídio. Moralidade. Saúde pública. Bioética de Proteção.

Resumo

O suicídio é um processo sócio-histórico que se apresenta como fenômeno de grande complexidade para o campo da saúde pública. A lente utilizada nesse trabalho diz respeito à Bioética de Proteção, que oferta instrumentos de superação da discussão bioética clássica sobre o que se entende como direito de tirar a própria vida, para pensar em tensões morais e políticas em torno do tema. Paralelamente, através do escopo da biopolítica, das suas implicações e desdobramentos ”“ especialmente as categorias de medicalização e necropolítica ”“ explora-se como os mecanismos de proteção e controle populacional do Estado têm como efeito colateral fazer matar-se. Objetivou-se investigar os impactos das moralidades correntes dos profissionais de saúde em suas condutas no acolhimento, cuidado e tratamento aos pacientes que tentaram suicídio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Lima Santos Cardoso, Universidade de Brasília


Mestra em Bioética (UnB); Psicóloga e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades (UFBA) ”“ Brasil. 

Wanderson Flor do Nascimento, Universidade de Brasília


Doutor em Bioética (UnB). Professor Adjunto do Departamento de Filosofia (UnB), do Programa de Pós-graduação de Bioética (FS-UnB), do Programa de Pós-graduação em Metafísica (IH/UnB) e Co-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre-Lorde ”“ GEPERGES e Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq) ”“ Brasil.

Referências

Flor do Nascimento W. Diferença, poder e vida: perspectivas descoloniais para a bioética. In: Coordenação de Dora Porto, Volnei Garrafa, Gerson Zafalon Martins e Swenderberger do Nascimento Barbosa. Bioéticas, poderes e injustiças: 10 anos depois. 1ª ed. Brasília: CFM/Cátedra Unesco de Bioética/ SBB; 2012. p.153-170.

Foucault M. Direito de morte e poder sobre a vida. In: História da Sexualidade I ”“ a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 17ª ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988. p.145-174.

Kottow M. Bioética de proteção: considerações sobre o contexto latino-americano. In: Schramm FR, Rego S, Braz M, Palácios M. Bioética, Riscos e Proteção. Editora UFRJ/ Editora FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 2009.

Schramm FR. Bioética de proteção: ferramenta válida para enfrentar problemas morais na era da globalização. Revista Bioética 2008.16 (1):11”“23.

Schramm FR. Acerca da moralidade do suicídio. Revista Lugar Comum, 2012;31:193 203.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Cardoso, L. L. S., & Nascimento, W. F. do. (2019). A influência da moralidade dos profissionais de saúde na qualidade do atendimento aos pacientes que tentaram suicídio: uma análise na perspectiva da bioética de proteção. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 90. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25742

Edição

Seção

Suplemento