Panorama nacional dos centros de pesquisa clínica que submetem projetos de pesquisa ao Sistema CEP/CONEP

Autores

  • Amanda Luzia Dias dos Santos Augusto Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
  • Nínive da Silva Pinto Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
  • Ludmilla Macêdo Naud Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
  • Pedro Canisio Binsfeld Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24735

Palavras-chave:

Unidades de pesquisa clínica. Área temática. Plataforma Brasil.

Resumo

A Pesquisa Clínica (PC) especificamente os ensaios clínicos devem ser considerados uma área estratégica nacional, para acesso a avanços biomédicos e de desenvolvimento tecnológico há população e consequentemente investimentos internacionais. A submissão destes projetos para o setor regulatório (CEP/Conep e Anvisa) é de responsabilidade do pesquisador, que pode ou não ter um setor que o auxilie nesta submissão, como é o caso dos centros de PC, que são caracterizados por serem locais de estrutura e equipe especializada, que preparam e executam atividades relacionadas ao desenvolvimento da pesquisa em todo ciclo, seguindo os princípios éticos e as Boas Práticas Clínicas. De acordo com a Associação Brasileira de Organizações Representativas de PC existe uma média de 2.292 centros de pesquisa no Brasil. O objetivo da pesquisa foi identificar o quantitativo de projetos submetidos ao sistema CEP/Conep provenientes de centros de pesquisa, a localização das instituições proponentes e a situação do projeto original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Luzia Dias dos Santos Augusto, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa


Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Brasil. 

Nínive da Silva Pinto, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa


Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Brasil.

Ludmilla Macêdo Naud, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa


Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Brasil.

Pedro Canisio Binsfeld, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa


Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Brasil.

Referências

ABRACRO. Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica. Disponível em: < http://www.abracro.org.br/pt-br/>. Acessado em: 15 jul. 2018.

BRASIL. Plataforma Brasil. Disponível em: <http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf`>. Acesso em: 18 maio 2018.

MARANDOLA, W.; PEREIRA, M..F.T.; CASTALDELI, F.F.; FALCI, M. A pesquisa clínica como caminho para o desenvolvimento do medicamento inovador: experiência de uma empresa nacional. Anais do XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica; 2004.

ZUCCHETTI, C.; MORRONE, F. B. Perfil da Pesquisa Clínica no Brasil. Revista HCPA. N. 32, V. 3, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/hcpa/article/viewFile/25263/22046>. Acesso em: 30 maio 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Augusto, A. L. D. dos S., Pinto, N. da S., Naud, L. M., & Binsfeld, P. C. (2019). Panorama nacional dos centros de pesquisa clínica que submetem projetos de pesquisa ao Sistema CEP/CONEP. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 79–80. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24735

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)