O interesse da vida animal em si mesma como valoração ética para uma bioética ambiental

Autores

  • Bruno Henrique do Rosario Xavier Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Anor Sganzerla Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24725

Palavras-chave:

Ontologia da vida. Bioética ambiental. Ética animal. Hans Jonas.

Resumo

O tema central deste trabalho é valoração ética do interesse animal em sua própria existência. Desse modo, o objetivo da pesquisa é analisar até que ponto o interesse do animal não humano pela sua vida é suficiente para servir como um parâmetro, a fim de estabelecer limites éticos que orientem a reflexão bioética no que concerne a relação humanos/animais. Método: Em nossa revisão narrativa percorremos diversas obras sobre o tema, mas utilizamos com acentuada ênfase as teorias do filósofo alemão Hans Jonas situadas principalmente nos textos “O Princípio Vida”, “O Princípio Responsabilidade” e “On suffering”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Henrique do Rosario Xavier, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Graduado em Filosofia e mestrando do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontíficia Universidade Católica do Paraná. 

Anor Sganzerla, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da Pontíficia Universidade Católica do Paraná.

Referências

DARWIN, Charles. A origem das espécies: a origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. São Paulo: Martin Claret, 2014.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

JONAS, Hans. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

JONAS, Hans.On Suffering. In: La rassegna mensile di Israel. v.79, n.1-2, jan-ago, 2012b. p. 22-30.

THOMAS, Keith.O homem e o mundo natural: mudanças de atitudes em relação à s plantas e aos animais (1500 ”“ 1800). São Paulo: Companhia Das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Xavier, B. H. do R., & Sganzerla, A. (2019). O interesse da vida animal em si mesma como valoração ética para uma bioética ambiental. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 69. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24725

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)