Autonomia do paciente, o exercício da liberdade de escolha no Direito à Saúde

Autores

  • Bruno de Paula Checchia Liporaci Universidade de São Paulo
  • Ronildo Alves dos Santos Universidade de São Paulo
  • Daniel Fernando Magrini Centro Universitário UNIFAFIBE

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24724

Palavras-chave:

Princípios. Bioética. Ética. Direitos Humanos.

Resumo

A autonomia do paciente é a capacidade que cada ser individual tem em sua autodeterminação, nas escolhas próprias de sua vida, conforme a sua convicção. Muitos fatores tendem a influenciar esta escolha, mas percebe que um indivíduo verdadeiramente autônomo é aquele capaz de realizar a tomada de decisão por si só, conforme a sua escolha autônoma. Aplicada à saúde, a autonomia implica no querer ou não querer um tipo de tratamento médico. Um exemplo é o de pacientes testemunhas de Jeová, que não podem realizar alguns tipos de tratamento, como as transfusões de sangue e em pacientes terminais. O Direito à Saúde se faz com estruturas específicas diversas, entre elas a própria medicina e o Direito, cujas estruturas devem ser concordadas para o desenvolvimento benéfico de ambas as partes. Os Direitos humanos pregoam nas questões exclusivas da existência humana, a observação da pessoa física, portadora de direitos naturais e preservativos de sua integridade física-humana, plural sem distinção de qualquer ordem, seja social, moral, econômico, racial entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Paula Checchia Liporaci, Universidade de São Paulo


Mestrando em Enfermagem Psiquiatrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Ronildo Alves dos Santos, Universidade de São Paulo


Doutor Docente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Daniel Fernando Magrini, Centro Universitário UNIFAFIBE


Mestre - Docente no Centro Universitário UNIFAFIBE - Bebedouro, São Paulo.

Referências

BRASIL. Lei n. 10.406, 10-de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2018.

SARLET, I W. A eficácia dos direitos fundamentais. 2ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

UGARTE, ON; ACIOLY, MA. O princípio da autonomia no Brasil: discutir é preciso. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 5, n. 41, p.274-277, maio 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v41n5/pt_0100-6991-rcbc-41-05-00374.pdf>. Acesso em: 25 set. 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Liporaci, B. de P. C., Santos, R. A. dos, & Magrini, D. F. (2019). Autonomia do paciente, o exercício da liberdade de escolha no Direito à Saúde. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 68. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24724

Edição

Seção

Suplemento