Desenvolvimento humano e bioético: concretizando princípios de direitos humanos

Autores

  • Ana L. O. Garbim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • P. B. Marchetto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24540

Palavras-chave:

Bioética social. Direitos humanos. Dignidade humana. Desenvolvimento humano. Direito à vida.

Resumo

Este trabalho busca uma reflexão abordando o surgimento e o papel da bioética enquanto estratégia de garantia de Direitos Humanos face aos horrores da guerra e as experimentações científicas com humanos ao longo do último século e não apenas como instrumento utilizado para estabilizar ou regular as relações médico-paciente. Tem-se como proposta a reflexão, quanto à imposição de limites com a introdução dos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça e, se reforçam a construção principiológica voltada para a realidade da vulnerabilidade humana, considerando a frequência e rotina em que Direitos Humanos são violados, a partir dessa construção contemporânea que temos de Direito. Observam-se violações regulares e frequentes a direitos básicos quando, esses grupos em condição de vulnerabilidade, nas suas variadas dimensões, não apenas econômicas, deixam de ter acesso à saúde ou às novas tecnologias introduzidas pelas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana L. O. Garbim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho


Advogada, professora mestranda de Programa de Pós- Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Franca/SP. 

P. B. Marchetto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho


Pós-doutoranda, professora da graduação e Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campi Franca/São Paulo e Araraquara/São Paulo.

Referências

BEAUCHAMP, TL; CHILDRESS, JF. Princípios de ética biomédica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ONU, Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, UNESCO, 2005.

PAGANI, LPF. Fundamentos bioéticos e jurídicos do princípio da responsabilidade social e saúde sob a perspectiva dos direitos humanos. Dissertação de mestrado. UnB. 2012.

CASADO, M, Sobre la dignidade y los principios. Análisis de la Declaración Universal sobre Bioética y Derechos Humanos UNESCO. Pamplona. Thomson Reuters, 2009.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Garbim, A. L. O., & Marchetto, P. B. (2019). Desenvolvimento humano e bioético: concretizando princípios de direitos humanos. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 64. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24540

Edição

Seção

Suplemento