O direito reprodutivo x o direito a bi parentalidade ”“ há limites para o exercício do direito humano das famílias monoparentais e homoafetivas de planejarem o nascimento de seus filhos a partir das técnicas médicas de reprodução humana assistida?

Autores

  • Ana Carolina Pedrosa Massaro Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24537

Palavras-chave:

Planejamento familiar. Famílias homoafetivas. Direito humano à reprodução.

Resumo

O Direito de Família tem passado por inúmeras transformações, especialmente depois do advento das técnicas de reprodução humana medicamente assistida, que propiciaram uma verdadeira revolução procriacional e jurídica, capaz de redefinir conceitos e equiparar direitos. Ocorre que, diante destas novas famílias e da possibilidade de reprodução artificial, muito se discute quanto às limitações que supostamente deveriam ser impostas ao direito humano de procriar, especialmente quando certos grupos sociais minoritários pretendem formar famílias que destoariam do “padrão” socialmente aceito. Em proteção a um hipotético direito do menor, que deve ter primazia em face dos demais interesses jurídicos em jogo, juristas defendem a ideia de que apenas casais heterossexuais poderiam utilizar as técnicas de reprodução humana assistida, vez que quaisquer outras possíveis formações de família tolheriam o indispensável acesso da criança à “triangularização” familiar, ou seja, ao direito à biparentalidade, garantindo convívio com pai e mãe, concomitantemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Pedrosa Massaro, Centro Universitário Moura Lacerda


Professora de Direito e Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda. Especialista em Direito Processual Civil, pela FAAP ”“ Fundação Armando Alves Penteado; em Direito do Agronegócio, pela UNIARA e em Direito de Família, pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Advogada. 

Referências

ABRAHÃO, IG. A Família monoparental formada por mães sozinhas por opção através da utilização de técnicas de inseminação artificial no ordenamento jurídico brasileiro. In: Cadernos de Estudos Jurídicos, v. 7 n. 7, Belo Horizonte PUC-MG, dez., 2004.

BRAUNER, MC. Novas tecnologias reprodutivas e projeto parental: contribuição para o debate no direito brasileiro. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/bioetica/repbrau.htm>. Acesso em: 20 set. 2018.

BRAZ, M; SCHRAMM, FR. O ninho vazio: a desigualdade no acesso à procriação no Brasil e a Bioética. In: Revista Brasileira de Bioética. v. 1., n. 2., Brasília: Sociedade Brasileira de Bioética, 2005.

DINIZ, D. Desejo de filhos. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jan. 2011.

VENTURA, M. Direitos reprodutivos? De que direitos estamos falando? In: LOYOLA, Maria Andréa (org.). Bioética, reprodução e gênero na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP); Brasília: LetrasLivres, 2005.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Massaro, A. C. P. (2019). O direito reprodutivo x o direito a bi parentalidade ”“ há limites para o exercício do direito humano das famílias monoparentais e homoafetivas de planejarem o nascimento de seus filhos a partir das técnicas médicas de reprodução humana assistida?. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 61. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24537

Edição

Seção

Suplemento