Ensino-serviço na graduação médica: enfoque no valor da vida humana

Autores

  • Márcia Farsura de Oliveira Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Marli do Carmo Cupertino Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v15.2019.23987

Palavras-chave:

Bioética. Ensino médico. Educação em saúde. Humanização da assistência

Resumo

A humanização e a ética são ferramentas essenciais para melhorar a atenção e gestão nos serviços e sistemas de saúde. Assim, este estudo objetivou analisar e evidenciar as questões éticas envolvendo as mudanças no processo de trabalho em saúde, no sistema único de saúde, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Medicina de 2001 e da Política Nacional de Humanização (PNH) de 2003. Como resultado observou-se que a bioética foi uma ferramenta fundamental para estabelecimento das novas DCNs e PNH, através da construção de novas relações entre usuários e trabalhadores e destes entre si, com articulação de atitudes que garantam uma atenção integral, resolutiva e de forma humanizada. Além de auxiliar os médicos a determinarem um elo entre o saber científico e o saber humanístico, prevenindo os malefícios que os avanços tecnológicos possam exercer sobre os seres vivos. Conclui-se que a bioética foi uma ferramenta importante para estabelecimento das novas DCNs e da PNH.

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Biografia do Autor

Marli do Carmo Cupertino, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Marli do Carmo Cupertino, brasileira residente na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Médica Veterinária, Mestre em Biologia Animal e Doutora em Biologia Celular e Estrutural, pela Universidade Federal de Viçosa. Possui doutorado sanduíche pela Universidade de Wageningem na Holanda, na área de Fisiologia Humana e Animal. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora na Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga em Ponte Nova, Minas Gerais, em cursos de graduação (medicina, farmácia, enfermagem, nutrição e fisioterapia) e no mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente.

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Publicado

2020-06-08

Como Citar

de Oliveira, M. F., & Cupertino, M. do C. (2020). Ensino-serviço na graduação médica: enfoque no valor da vida humana. Revista Brasileira De Bioética, 15, 1–19. https://doi.org/10.26512/rbb.v15.2019.23987

Edição

Seção

Artigos Originais