La ironía y el humor en El Habla de Monterrey

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.5.n2.2005.p.33-47

Palavras-chave:

ironía. humor. burla. parodia. discurso de entrevista.

Resumo

Este trabalho compreende fragmentos de entrevistas tomadas de um corpus sociolingüístico como universo de análisis, dos quais retomam-se cinco com o propósito central de revisar os vínculos que existem entre a ironia e a sua acompanhante mais freqüente: o humor, assim como as manifestações da mesma que aparecem no discurso da entrevista: a risada, a burla e a autoburla. O humor, quando aparece com a ironia, usa como recursos para manifestar-se no discurso da entrevista alguns gêneros textuais, aqui comenta-se o da parodia. Para indagar sobre estes aspectos, aplicam-se as propostas de J. Kristeva a propósito da intertextualidade; de H. Bergson sobre a risada e a comicidade; de S. Freud sobre la risada, a comicidade e o humor em relação com o inconsciente; de Jorge Portilla, suas idéias sobre o relaxo, o humor e la ironia, igualmente de T. Bubnova em relação à risada e à cultura popular. Os informantes utilizam o humor manifesto na risada, na burla e na autoburla ao ironizar ou autoironizar, porque lhes oferece a oportunidade de efetuar uma profanação, a dessacralização das jerarquias sociais e dos tonos discursivos. Oferecem-lhes uma visão do mundo ao revés, que procura a equidade ”“ainda que efêmera e ideal”“.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVERINTSEV, S. (2000) ‘Bajtin, la risa y la cultura cristiana’, en T. Bubnova(ed) En torno a la cultura popular de la risa: Nuevos fragmentos de M. M.Bajtín(Adiciones y cambios a Rabelais), pp. 13-34. Barcelona-México: Rubí-Anthropos/Fund. Cultural Eduardo Cohen, .

BALLART, P. (1994) Eironeia. La figuración retórica en el discurso literario moderno.Barcelona: Quaderns Crema.BERGSON, H. (1986) La risa. Madrid: Orbis.

BERISTÁIN, H. (1997) Diccionario de Retórica y Poética. México: Porrúa.BUBNOVA, T. (ed.) (2000) En torno a la cultura popular de la risa: Nuevos fragmentos de M. M. Bajtin (Adiciones y cambios a Rabelais). Barcelona-México: Rubí- Anthropos/Fund. Cultural Eduardo Cohen.

BERRUTO, G. (1988) La semántica. México: Editorial Patria.

DUCROT, O. (1986) El decir y lo dicho. Polifonía de la enunciación. Barcelona:Paidós.

FREUD, S. (2000) El chiste y su relación con lo inconsciente. Madrid: Alianza.KRISTEVA, J. (1970) El texto de la novela. Barcelona: Lumen.

LOTMAN, I. (1998) La semiosfera, vol. I, Madrid, Cátedra.

PORTILLA, J. (1984) Fenomenología del relajo y otrosensayos. México: Fondode Cultura Económica.

RUTELLI, R. (1997) ‘El texto dentro del texto y la ‘explosión’: ironía, parodia yotros casos’,en M. Cáceres (ed) En la esfera semiótica Lotmaniana. Estudios enhonor a Iuri Mijailóvich Lotman, pp. 401-415.Valencia: Episteme.

ZAVALA, L. (1996) ‘Glosario de términos de ironía narrativa’, Sincronía Revistaelectrónica de la U de G. [Documento en Línea]. Disponible en: http://fuentes.csh.udg.mx/CUCSH/ sincronia/zavalo.html (01/04). Consultadoen enero de 2004.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

La ironía y el humor en El Habla de Monterrey. (2020). RALED, 5(2), 33–47. https://doi.org/10.35956/v.5.n2.2005.p.33-47

Edição

Seção

Artigos