A REINTERPRETAÇÃO DAS CATEGORIAS TRANSCENDENTAIS NA DOUTRINA DA CIÊNCIA DE FICHTE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30527

Parole chiave:

Categorias. Fichte. Kant. Eu absoluto. Doutrina da Ciência.

Abstract

O presente artigo investiga como Gottlieb Fichte, nos primeiros parágrafos da Doutrina da Ciência, reinterpreta e oferece sentidos completamente novos e originais para as categorias da qualidade da filosofia de Immanuel Kant. As perguntas que guiam a investigação são duas: (i) O que são e como devemos entender as categorias na DC? (ii) É possível entender essas categorias da DC da mesma maneira que as categorias são entendidas na filosofia kantiana? Ressaltar a reinterpretação que Fichte realiza das categorias é importante e se justifica, especialmente, pelo fato de as categorias da qualidade encontrarem-se presentes ao longo dos primeiros parágrafos do livro, o que é significativo, pois esses parágrafos dizem respeito aos elementos mais fundamentais do projeto epistemológico fichteano.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Arthur Neves, Universidade Federal de Goiás

Mestrando do programa de Pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Foi participante e bolsista (PIBIC/CNPq) do programa de Iniciação Científica da UFG entre os anos 2017-2018. Membro do Núcleo de Pesquisas Nietzsche (UFG). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do corpo editorial da Revista Philósophos (UFG) e da Revista Inquietude (UFG). Possui interesse em filosofia moderna e contemporânea, com ênfase no pensamento de Friedrich Nietzsche, Immanuel Kant e filósofos neokantianos como Friedrich Lange, Afrikan Spir e Kuno Fischer. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria do conhecimento, filosofia alemã e filosofia transcendental. 

Riferimenti bibliografici

BREAZEALE, Daniel. A Resenha do Enesidemo de Fichte e a transformação do Idealismo Alemão. Tradução de Lucas Machado. In: Sképsis, v. 11, 2014, p. 111-132.

FICHTE, Gottlieb. A doutrina da ciência de 1794 e outros escritos. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. 5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1992.

__________________. Resenha do Enesidemo. In: BECKENKAMP, J. (Org.). Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

GASPAR, Francisco Prata. A distância do olhar: síntese e liberdade na doutrina da ciência de Fichte. São Paulo: Loyola, 2019.

KANT, Immanuel. Lógica. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2011

___________________. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

KLOTZ, Christian K. Fichte’s explanation of the dynamic structure of conscious in the 1894-95 Wissenschaftslehre. In: JAMES, D; ZÖLLER, G. (Org.). Cambridge Companion to Fichte. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

MARTIN, Wayne M. From Fichte to Kant. In: JAMES, D; ZÖLLER, G. (Org.). Cambridge Companion to Fichte. Cambridge: Cambridge University Press, 2016, p. 23.

PASCAL, George. Compreender Kant. Tradução de Raimundo Vier. 7.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-08-31

Come citare

Brito Neves, A. . (2020). A REINTERPRETAÇÃO DAS CATEGORIAS TRANSCENDENTAIS NA DOUTRINA DA CIÊNCIA DE FICHTE. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 101–124. https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30527

Fascicolo

Sezione

Artigos