APRESENTAÇÃO

dossiê - ensino e educação filosófica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11661

Parole chiave:

Apresentação. Dossiê. Pólemos. Ensino e Educação Filosófica.

Abstract

O presente texto procura pensar o Ensino e a Educação Filosófica a partir de pequenas notas baseadas em aspectos e autores da tradição filosófica. Parte da constatação de que o que é a Filosofia não é um consenso, busca caracterizar uma diferença entre a Filosofia e a ciência e passa a postular alguns aspectos que poderiam ser levados em conta em um ensino e educação filosófica começando com a ideia de filosofia como modo de vida. Nesse percurso citamos panoramicamente D. Murcho, P. Hadot, M. Foucault, G. Deleuze, J. Larrosa e W. Kohan sem nenhum compromisso de formar alguma linha coerente de pensamento que os agencie, mas buscando pontes de algum aspecto de seu pensamento e nossa perspectiva de dizer algo sobre a educação filosófica.

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Biografia autore

Pedro Gontijo, Universidade de Brasília

Professor no Departamento de Filosofia. Na graduação atuo principalmente com disciplinas relacionadas à formação de professores de Filosofia e na Metafísica trabalho com o pensamento metafísico contemporâneo procurando dialogar tradição ocidental com outras tradições de pensamento presentes na América Latina. Minha jornada de formação acadêmica passou por Ensino Médio profissionalizante como Técnico em Eletrônica (1985), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2008). Minha atuação profissional passou por técnico em eletrônica, professor em instituições privadas, entre elas a Universidade Católica de Brasilia e como professor de Filosofia da Secretaria de Educação do Distrito Federal (1996 - 2006)

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Pubblicato

2015-12-06

Come citare

Gontijo, P. (2015). APRESENTAÇÃO: dossiê - ensino e educação filosófica. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(7), 6–17. https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11661

Fascicolo

Sezione

Dossiê