APRESENTAÇÃO
dossiê - ensino e educação filosófica
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11661Parole chiave:
Apresentação. Dossiê. Pólemos. Ensino e Educação Filosófica.Abstract
O presente texto procura pensar o Ensino e a Educação Filosófica a partir de pequenas notas baseadas em aspectos e autores da tradição filosófica. Parte da constatação de que o que é a Filosofia não é um consenso, busca caracterizar uma diferença entre a Filosofia e a ciência e passa a postular alguns aspectos que poderiam ser levados em conta em um ensino e educação filosófica começando com a ideia de filosofia como modo de vida. Nesse percurso citamos panoramicamente D. Murcho, P. Hadot, M. Foucault, G. Deleuze, J. Larrosa e W. Kohan sem nenhum compromisso de formar alguma linha coerente de pensamento que os agencie, mas buscando pontes de algum aspecto de seu pensamento e nossa perspectiva de dizer algo sobre a educação filosófica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. L'abécédaire de Gilles Deleuze, entrevista feitapor Claire Claire Parnet, filmada e dirigida por Pierre-André Boutang. Paris: Vidéo Éditions Montparnasse, 1 996. (Transcrição sintetizada, em inglês, por Charles J. Stivale, http://www.langlab.wayne.edu/CStivale/D-G/ABC1.html, e traduzida para oportuguês por Tomaz Tadeu, http://www.ufrgs.br/faced/tomaz/abc.htm).
DUSSEL, E.; MENDIETA, E.; BOHÓRQUEZ, C. El Pensamiento Filosóficolainoamericano, del Caribe Y “Latino” [1300 - 200] ”“ Historia, Corrientes, Temas y filósofos. México: Siglo XXI, 2009.
EPICURO. Carta sobre a felicidade: (a Meneceu) / Epicuro; tradução e apresentação deAlvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. ”” São Paulo: Editora UNESP, 2002.
FOUCAULT, M. Le Philosophe masqué (entrevista de C. Delacampagne), em ‘LeMonde" n. 10945, de 06 de abril de 1980. Acessado em 20/07/2015. Disponível emhttp://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2002/fe190d/texto08.htm.
HADOT, P. O que é a filosofia antiga?, Rio de Janeiro: Loyola 1999, pp 17-21.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação . Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. Págs. 20-28.
MURCHO, D. A natureza da filosofia e o seu ensino. Educação e Filosofia, v. 22, n.44, p. 79-100, 2008. Disponível em: http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/57500_6672.PDF. Acesso em: 03/12/2012.
PADOVANI, H/CASTANHOLA, L. História da Filosofia 13º edição Ed. São Paulo: Melhoramentos. 1981.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Pólemos
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.