ENXERGAR O CÉU DA HISTÓRIA

um olhar através da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.38741

Palavras-chave:

Infância. História. Luto.

Resumo

Desacostumada com a audácia e inventividade da infância, uma concepção hegemônica e ocidental de humanidade criou espaços para domá-la ou afastá-la. Este ensaio se vale da conexão que Walter Benjamin estabeleceu com a infância, bem como percorre os escritos que delineiam a distância que nos separa da arte de contar histórias. Essas imagens nos oferecem desenhos de uma memória inventiva frente à iminência do genocídio e destruição da natureza. Em momentos onde parcelas do fim do mundo se apresentam, experimentar um mundo guiado pela relação inventiva da infância com o visível e o invisível, nos remeteria a possibilidade de elaboração da morte e do passado - convocando nossa atenção à uma espécie de ética espiritual, conosco e com àqueles que perdemos. Esse movimento pode nos oferecer uma forma mais acolhedora de elaborar os caminhos da vida e a chegada da morte, reconhecendo e contando novas e velhas histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Pamplona, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e Mestra na linha de pesquisa subjetividade, política e exclusão social, pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Áreas de interesse: narratividade, memória, infância, educação, psicologia social. Psicóloga com atuação clínica.

Raíssa Campos Cortat, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com área de atuação e interesse em Arte e Educação, Pensamento Poético, Educação Ambiental, Crítica Decolonial e processos de Letramento. Integra o grupo GEASur/UNIRIO (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur). Atualmente é bolsista de ensino no projeto "O pensamento poético como estratégia de reencantamento do mundo" e integrante do grupo de pesquisa "Investigar o poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" na mesma instituição que realiza sua graduação. Desenvolve uma pesquisa, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como proposta, através de histórias, contos, lendas e Itans e tendo como orientadores os conceitos de encantamento (SIMAS; RUFINO, 2020) e pensamento poético (FARIA, 2018), tatear o quefazer da Educação em um território que, ao mesmo passo que experimenta a mortandade, assombrado por um estado de desencantamento perpetuado pelo acontecimento colonial, experimenta também a vivacidade, manifestada e potencializada pelo encantamento.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo: Editora Brasiliense. 1987.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2ª Ed. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. São Paulo: Hedra, 2018.

BINES, Rosana Kohl. A grande orelha de Kafka. Caderno de leituras, n. 87. Chão da feira, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

FERREIRA, Marcelo Santana e PAMPLONA, Marina Harter. Sobre a eficácia de anjos evanescentes: teologia e política em Walter Benjamin. Momento: Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 161-178, 2019.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Os cacos da história. São Paulo: Brasiliense. 1993.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

KAFKA, Franz. Um médico rural: Pequenas narrativas. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

WINNICOTT, Donald Woods. O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Pamplona, M., & Campos Cortat, R. (2022). ENXERGAR O CÉU DA HISTÓRIA: um olhar através da infância. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 228–240. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.38741

Edição

Seção

Ensaios